quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

Deseje se Reinventar em 2011


Inclua na sua lista de planos e desejos para 2011 a sua Reinvenção como pessoa e profissional. Se quisermos resultados novos, teremos que reinventar os nossos comportamentos!

Mas porque Reinvenção?

Essa história começou há aproximadamente três anos quando deixei a carreira executiva para abrir a minha própria empresa de desenvolvimento humano, o Instituto de Coaching Aplicado. Neste momento, ao iniciar a elaboração do meu portfólio, decidi buscar no passado, na minha experiência, os elementos para compreender como eu poderia efetivamente ajudar pessoas e empresas a potencializarem os seus resultados.

Então, eu refleti sobre os anos dedicados ao desenvolvimento de pessoas e a busca de resultados para as empresas pelas quais passei: Rede Microlins, Instituto Embelezze, Rede SKILL Idiomas e cheguei a uma conclusão: Eu falhei! Explico. Eu treinei milhares de profissionais pelo país. Trouxe informações valiosas de mercado, ferramentas incríveis, motivei, mas confesso que após tal reflexão eu percebi que fiz muita coisa, mas eu poderia ter ido além. Eu poderia ter encorajado as pessoas a se reinventarem. Este foi o meu erro. Eu não ensinei as pessoas a se reinventarem, a desaprender para aprender o novo. Foi quando decidi o que eu deveria fazer: Reinventar o comportamento humano.

Reinventar-se é desaprender para aprender e colocar, de fato, um novo comportamento para funcionar. Reinventar-se é utilizar a experiência como fonte de maturidade e não como a única verdade. Utilizar a experiência é válido, somente utilizar a experiência é cômodo. E o comodismo quer o fracasso da inovação. Reinventar-se é não buscar a inovação somente no que existe e sim desafiar-se a começar de novo.

É preciso encorajar-se a inovar os seus comportamentos. Inovar significa se reinventar. Se reinventar é desaprender e desaprender significa buscar o novo do novo.

Adquirir um novo comportamento ou se reinventar?

Para responder esta questão vamos analisar os fatores que nos motivam a adotar um novo comportamento.

- Motivação por dor: Inevitavelmente um evento nos obriga a adotar um novo comportamento.

- Motivação por prazer: A recompensa que teremos ao adquirir o novo comportamento nos motiva a desenvolvê-lo.

Independente da motivação é importante compreender que nem sempre adquirir um novo comportamento significa se reinventar.

Imagine um profissional bem-sucedido, independente financeiramente, que sempre orgulhou-se por ter conquistado as coisas em sua vida sozinho, sem precisar de ninguém. Na sua ótica isso o diferenciava de qualquer outro profissional, pois nunca precisou pedir favores, não deve absolutamente nada a ninguém. Certo dia, a empresa onde trabalha passa por uma séria crise financeira e o pior acontece, a falência. Este que era um excelente profissional, tranquilo por sua estabilidade, pelos resultados que gerou, encontra-se desempregado e após algum tempo sem conseguir uma recolocação, a realidade se apresenta desanimadora e este profissional percebe que as suas economias estão se esgotando. Após algumas tentativas de recolocação frustradas, um amigo lhe aconselha a pedir ajuda a outros colegas. E neste momento este profissional vê-se obrigado a adotar um novo comportamento que até então lhe parecia algo pouco digno. Diante deste cenário, este profissional possui três opções:

1ª) Não colocar o novo comportamento em ação, mantendo-se da maneira que está. Esta é uma decisão frequentemente adotada pelas pessoas, pois existem ganhos em permanecer no estado atual, afinal colocar um novo comportamento em ação requer encarar o desconhecido e enfrentar as perdas. Nem todos estão preparados para isso.

2ª) Adotar o novo comportamento a partir da sua experiência, trazendo com ele as crenças de que este comportamento não é algo digno, acreditando que terá que se rebaixar a outras pessoas para alcançar os seus objetivos. Isso não é inovar um comportamento, é entrar em ação de maneira incongruente, ferindo os seus valores. Dessa forma esse comportamento não será verdadeiro, pois sempre que for colocado em prática trará com ele diversas interferências que o impedirão de produzir resultados satisfatórios.

3ª) A terceira opção reflete o que defendo neste livro. Reinventar-se para que o novo comportamento verdadeiramente reflita os seus valores, as suas crenças. Para o profissional deste exemplo, reinventar-se seria pensar que precisar de outras pessoas é normal e que essas mesmas pessoas um dia também podem precisar dele e que se isso acontecer ele sempre estará à disposição. Adquirir a crença de que ninguém consegue nada sozinho. Ou seja, reinventar-se é compreender que se o comportamento desejado não puder alinhar-se aos seus valores, o mesmo nunca poderá ser um comportamento congruente, logo não será um comportamento verdadeiramente adquirido. Para adquirir um novo comportamento é preciso se desligar das experiências passadas, afinal, as suas experiências de sucesso, não garantirão que você terá sucesso no futuro. Da mesma forma, as suas experiências de fracasso (se é que existe uma experiência de fracasso, afinal toda experiência é uma rica fonte de aprendizado), não necessariamente se repetirão. Utilize a experiência como uma fonte de maturidade, ou seja, uma forma de não cometer erros primários, mas não como uma fonte de crenças limitantes, de ideias fixas que te paralisem.

Se reinventar é compreender que consciência sem atitude nunca produzirá resultados extraordinários, pois nossas atitudes determinam os nossos comportamentos. Este livro norteará os comportamentos do profissional do futuro, mas comportamentos só podem ser efetivos e fazerem parte das suas competências se verdadeiramente você quiser isso, pois comportamento sem atitude é apenas uma máscara. Atitude é a intenção, comportamento é ação. Quando aliamos intenção e ação conquistamos comportamentos de alta performance.

O livro foi estruturado para apresentar comportamentos de sucesso de acordo com a visão de líderes consagrados no mundo corporativo, justificá-los e principalmente, mostrar os caminhos para desenvolvê-los, por meio da metodologia de coaching apresentada nos próximos capítulos.


Espero que você aproveite a leitura, entre em ação e conquiste o seu lugar no futuro.

Desejamos a você um natal abençoado e um 2011 repleto de paz, saúde e muita prosperidade!

São votos da família ICA!

Alexandre Prates

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