domingo, 20 de fevereiro de 2011

Adolescentes buscam coaching para decidir sobre qual profissão seguir


A orientação profissional está ficando no passado. O que os adolescentes buscam hoje, na hora de decidir sobre qual profissão seguir, é um coaching.

Por Camila F. de Mendonça, InfoMoney

"Para alguns, a escolha da carreira é uma carga enorme. Nesses casos, o coaching ajuda, pois faz o jovem refletir, descobrir suas características e potencialidades", afirma o presidente da Slac (Sociedade Latino Americana de Coaching), Sulivan França.

Segundo ele, o coaching está sendo cada vez mais utilizado por adolescentes. O chamado "coaching de carreira" pode ajudar os indecisos recém-saídos da escola a escolher a profissão.

Porém, a orientação não faz a tarefa desses jovens, que é escolher efetivamente o que querem estudar. "A decisão cabe exclusivamente a ele. Através de diversas técnicas e questionamentos, o coaching faz a pessoa buscar as respostas dentro de si", reflete França.

De acordo com ele, após o adolescente escolher a carreira, o coach passará a trabalhar com ele as próximas metas. "O estudante terá de elaborar um plano de estudos e até mesmo programar os períodos de lazer, tudo isso focando o sucesso no vestibular", finaliza.

E o que faz um coach?

O coach surgiu de uma necessidade das empresas de buscar outras técnicas que ajudassem seus colaboradores a se desenvolver. A ideia é acompanhar os profissionais a alcançarem um objetivo.

No início, o coch ajudava executivos a tornarem-se líderes. Mas a ideia saiu das altas hierarquias e alcançou diversos profissionais que buscavam ajuda para alcançar os objetivos profissionais

Para ajudar os profissionais, o coach faz um diagnóstico das competências e personalidades deles. Depois, ele analisa e interpreta os dados coletados no diagnóstico, com base nas responsabilidades da pessoa e nas estratégias do negócio, e ajuda com um feedback.

Os programas de coaching duram de seis meses a um ano e meio. Contudo, a frequência das conversas e a duração do atendimento variam de acordo com o profissional e com seus objetivos.

As análises devem levar a uma conclusão, que será concretizada em um plano de metas para o profissional.

Nenhum comentário:

Postar um comentário