sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

O melhor investimento financeiro é o que se encaixa nos seus objetivos

É importante sempre acreditar na beleza dos seus sonhos e, para isso, é imprescindível que se pare de prorrogar o início da ação de se educar financeiramente .

Por Reinaldo Domingos , www.administradores.com.br

Quando se inicia o debate sobre educação financeira, um questionamento é frequente: qual o investimento que trará maior rentabilidade neste momento? É importante frisar que educação financeira é muito mais complexa do que apenas esta questão, pois depende da mudança de comportamento das pessoas.

Mesmo assim, é interessante comentar um levantamento feito pelo Instituto Assaf. Segundo esse, é apontado que a modalidade de investimento que teve o maior rendimento real, de 2001 a 2010, foi Título Público, que proporcionou aos seus investidores um lucro de 164,6%. Na sequência vieram os seguintes investimentos: Bolsa, com 139,3%; Ouro, 112,3%; Renda Fixa, 95,1%; CDB, 83,3%; Imóveis, 21,7%; Poupança, 17,7% e Dólar, que teve o resultado negativo de 56,6%.

Ao ver este levantamento, a primeira idéia do investidor é direcionar todo o dinheiro para Títulos Públicos, correto? Nem sempre o que brilha é ouro. Por mais que os números mostrem um tipo de investimento como vantajoso, vários fatores devem ser avaliados antes desta decisão, entre os quais estão o comportamento do mercado, que pode mudar de rumo com o correr dos tempos e, principalmente, os sonhos e objetivos que se quer atingir com o dinheiro investido.

Investir apenas na linha que aparentemente tem a maior rentabilidade pode ser uma armadilha, levando até mesmo a prejuízos. Além disto, o dinheiro poupado deverá ser dividido em investimentos direcionados aos objetivos e sonhos de curto, médio e longo prazo.

Sonhos de curto prazo são aqueles que se pretende realizar em até um ano, isso é, cujos valores não são tão altos e que podem ser realizados rapidamente. Para esses, é interessante aplicar em caderneta de poupança, pois, quando necessitar, terá a disponibilidade de retirar sem pagar taxas ou perder rendimentos. Esta aplicação tem como característica o fato das taxas proporcionadas não oscilarem de um banco para outro. Contudo, em questão de rentabilidade, nos últimos dez anos só perdeu para o Dólar.

Já os sonhos de médio prazo abrangem um período de um a dez anos. São aqueles que não ocorrem imediatamente, mas conseguimos visualizar a realização em um período não tão longo. Para esses, são interessantes linhas que tenham prazos pré-estabelecidos no período do sonho a ser realizado. Entre as opções, recomendo CDB, Fundo de Investimentos, Título do Tesouro e Ouro. Neste caso, o melhor é pesquisar em pelo menos três instituições financeiras de grande porte.

Já os sonhos de longo prazo são aqueles que a maioria das pessoas acreditam que não irão realizar, por seu alto custo ou por representar algo muito distante. O tempo destes sonhos é de dez anos ou mais, o que faz com que a maioria se desanime antes mesmo de começar. Afirmo, seja qual for o seu sonho, ele é factível de ser realizado, mas é preciso perseverança e começar imediatamente. Para estes sonhos, recomendo investir em previdência privada, Título do Tesouro, ações. No caso de investimento em ações, o melhor é investir no máximo 20% do dinheiro total com essa finalidade, isto porque existe grande risco, por depender do desempenho da empresa na qual investe.

É importante sempre acreditar na beleza dos seus sonhos e, para isso, é imprescindível que se pare de prorrogar o início da ação de se educar financeiramente. Também é importante que sempre se tenha uma reserva financeira extra para os imprevistos, geralmente problemas acabam desviando o dinheiro dos sonhos de médio e longo prazo. Seguindo essas orientações, mais que investir, será possível realizar os sonhos!


Reinaldo Domingos - educador e terapeuta financeiro, autor dos livros "Terapia Financeira" e "O Menino do Dinheiro", e da primeira Coleção didática de Educação Financeira para o ensino básico. Presidente do Instituto DSOP de Educação Financeira, www.dsop.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário