PNL

Programação Neurolinguistica (PNL) é um modelo formal e dinâmico do modo como a mente humana e a percepção processam as informações e as experiências, tendo várias implicações pessoais para o sucesso. Com base neste conhecimento, é possível identificarem-se as estratégias utilizadas por pessoas bem-sucedidas, aprender e ensinar outras pessoas a fim de facilitar uma mudança positiva e evolutiva. 
Servindo-se dos padrões universais de comunicação e percepção que existem, a PNL propicia reconhecer e intervir em diversos processos, como aprendizagem, criatividade, negociação, vendas, comunicação, relacionamentos, liderança, terapia contra o estresse, boa formulação de metas, gestão de conflitos, superação de fobias etc. O campo de trabalho é tão grande como é o das relações interpessoais.
A Programação Neurolinguistica foi proposta em 1973, por Dr. Richard Bandler e John Grinder, como um conjunto de modelos e princípios que descrevem a relação entre a mente (neuro) e a linguagem (lingüística - verbal e não-verbal), e como a sua interação pode ser organizada (programação) para afetar a mente, o corpo ou o comportamento do ser humano.
A partir dos seus padrões lingüísticos e comportamentais, o Dr. Richard Bandler e Sr. John Grinder construíram modelos mentais que pudessem ser usados por outras pessoas. Os criadores da Programação Neurolinguistica, então, aplicaram tais modelos em seu próprio trabalho. Padrões que, primeiramente, podiam não estar disponíveis em qualquer dos modelos anteriores, agora, são construídos a partir da representação formal que os criadores da Programação Neurolinguistica desenvolveram. Novas técnicas e modelos foram (e seguem sendo) desenvolvidos.
Pessoas como Virginia Satir (terapeuta familiar), Milton Erickson (médico psiquiatra e hipnoterapeuta) e Fritz Perls (pai da Gestalterapia) tiveram resultados espantosos com muitos dos seus pacientes.
A Programação Neurolinguistica (ou simplesmente PNL) é um conjunto de técnicas ajustadas e crenças que seus praticantes utilizam visando ao desenvolvimento pessoal e profissional. É baseada na idéia de que a mente, o corpo e a linguagem interagem para criar a percepção que cada indivíduo tem do mundo, e tal percepção pode ser alterada pela aplicação de uma variedade de técnicas. A fonte que embasa tais técnicas, chamada de "modelagem", envolve a reprodução cuidadosa dos comportamentos e crenças daqueles que atingiram o "sucesso".
O foco original da Programação Neurolinguistica era o estudo dos padrões fundamentais da linguagem e técnicas de terapeutas notórios e bem-sucedidos em hipnoterapia, gestalt e terapia familiar. Mais tarde, os padrões descobertos foram adaptados visando proporcionar uma capacidade pessoal de se comunicar de forma mais efetiva e, também, objetivando a realização de mudanças.

Por Quê?

A Programação Neurolinguistica pode ser usada para desenvolver, de forma rápida e eficaz, um processo de aprendizagem e, assim, superar uma situação de estresse, conflitos e negociação. De fato, permite-nos saber a percepção de outras pessoas. É um complemento para o desenvolvimento da inteligência emocional. Entre outras coisas, a PNL: 
Aumenta drástica e rapidamente a autoconfiança.
Melhora as relações interpessoais.
Desenvolve crescimento pessoal e de carreira para o sucesso.
Permite tornarmo-nos quem queremos e o que queremos ser.
Serve para reduzir o estresse.
Possibilita negociar e resolver conflitos de uma forma positiva.

Quem?

Começou a ser utilizada por educadores e psicólogos, os primeiros para melhorar o processo ensino-aprendizagem; estes últimos como forma de terapia eficaz. Assim, a Programação Neurolinguistica ganhou o mundo empresarial e, hoje, é muito usada em programas de treinamentos empresariais.
Também, praticantes de outras disciplinas e áreas de trabalho, como Economia, Recursos Humanos, Administração, Pedagogia, entre outras, utilizam-na como uma ferramenta eficaz, revelando-se útil em entrevistas pessoais, comunicação e negociações. A principal vantagem é que temos a capacidade de reprogramar e ultrapassar ou lidar com as situações.

Áreas: 

Não é fácil juntar todas as áreas nas quais, hoje, a Programação Neurolinguistica é usada, pois, na realidade, envolve todas as áreas humanas. Como exemplos, relacionamos, a seguir, algumas dessas:

Psicoterapia: bem conhecida por suas técnicas para curar fobias, traumas, estresse, conflitos internos, transtornos de personalidade, esquizofrenia, depressão, compulsões, controle emocional, distúrbios sexuais e de dependências de substâncias gestão.
Esportes: para o atleta, contribui para melhorar substancialmente o desempenho atlético. Também, no desporto escolar, para a aprendizagem de diversas atividades, como o tênis, golfe, tiro, ciclismo e atletismo, entre outros.
Empresas: não há dúvidas quanto às contribuições no trabalho em equipe, resolução de conflitos, gestão de pessoal, liderança, motivação, comunicação, criatividade, planejamento estratégico, para a tomada de decisões, de adaptação à mudança, seleção de pessoas e para avaliar o desempenho das vendas etc.
Desenvolvimento e aperfeiçoamento pessoal: esta é outra, dentre tantas áreas, em que se move a PNL fluentemente, bem como em áreas específicas: auto-estima, assertividade, relacionamentos, namoro, relações, conflitos, gestão de crises pessoais e orientação para o sucesso. Tudo isso é apenas uma amostra da possibilidade de aplicação, pois esta tem-se mostrado ilimitada.
Educação: existem várias áreas na educação: uma, por exemplo, é o ensino-aprendizagem, em um contexto prático, visando conduzir a resultados da aprendizagem e solucionar problemas, aumento da criatividade, seja na aprendizagem da Matemática, Física, Química e outras. E, também, para melhorar as relações em sala de aula: resolução de conflitos.