segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

Seu projeto de carreira - parte 1

"De nada adianta uma mapa para quem não sabe aonde quer chegar" Por mais lugar comum que essa frase seja, ela faz todo o sentido, ainda mais quando estamos falando de planejamento de carreira.

Por Jack DelaVega

"De nada adianta uma mapa para quem não sabe aonde quer chegar"

Por mais lugar comum que essa frase seja, ela faz todo o sentido, ainda mais quando estamos falando de planejamento de carreira. Perdi conta das vezes que perguntei sobre objetivos de carreira para candidatos, durante entrevistas de emprego. Na maioria dos casos, recebi respostas vagas. O fato é que não temos a cultura de planejar a carreira. Ninguém nos ensina isso, seja em casa ou na escola. O máximo que ouvimos é o velho:
- O que você quer ser quando crescer?
- Médico.
- Ah, tem que estudar muito para chegar lá.

Estudar muito? Isso vale para todas as profissões, mas, será que é o bastante? Certamente não. O que diferencia profissionais de sucesso do resto é o fato de que, antes de tudo, eles sabem onde querem chegar, ou, pelo menos, tem uma boa idéia. Além disso, eles também são aqueles que perseguem o seu sonho, colocando os objetivos de carreira em prática através de um bom plano. Portanto, antes de começar a construir um plano de carreira, a pergunta do milhão é:
- Aonde diabos você quer chegar?
- Não tenho a menor idéia Jack. Eu não sei nem o que vou jantar hoje à noite, como vou saber onde eu quero estar daqui dois, cinco, dez anos?

Para aqueles que, como eu, não tiveram a dádiva de decidir cedo o seu destino profissional, nem tudo está perdido, aqui vão algumas dicas para ajudar a encontrar o caminho:

- Experimente: Comece o mais cedo possível, testando as mais diversas opções profissionais. Rapidamente você descobrirá quais lhe dão mais gratificação e quais que devem ser descartadas. Nessa fase o importante é manter a mente aberta, qualquer trabalho é válido na busca da sua direção de carreira.

- Crie oportunidades dentro e fora do trabalho: Estágio cedo é um bom começo, mas engana-se quem pensa que seu futuro profissional depende apenas de oportunidades restritas ao mercado de trabalho. Quer desenvolver liderança? Candidate-se a síndico do prédio. Busque o voluntariado, o trabalho em ONGs, o empreendedorismo com paitrocínio. Viaje, viaje muito, conheça outros povos, outras culturas. Tudo isso vai lhe ajudar a encontrar o caminho.

- Encontre um Mentor: Todos temos pessoas que admiramos profissionalmente, busque alguém assim para ser o seu Mentor. Alguém experiente, com quem você possa discutir carreira abertamente, sem medo ou preconceito. Falo por experiência própria, uma pessoa assim vai fazer uma grande diferença na sua vida profissional. Mas não espere dele as repostas, um bom Mentor é justamente aquele que ajuda você a fazer as perguntas certas.

Essas dicas vão ajudá-lo no primeiro passo para construção de um plano sólido de carreira: A visão clara de onde se quer chegar. Mas, não se preocupe se isso mudar com o tempo, na verdade, é o que vai inevitavelmente acontecer. É justamente a experiência que nos torna pessoas melhores e isso tem impacto direto nos nossos objetivos. O segredo é que o ato de planejar vale mais do que o plano em si, ele nos força a traçar metas, buscar ações, a crescer como pessoas e profissionais.

Nas próximas semanas entramos no plano propriamente dito, fique com a gente.


Jack DelaVega

Nenhum comentário:

Postar um comentário