sábado, 19 de fevereiro de 2011

Coaching ajuda profissionais a investir ou mudar de carreira


Muita gente coloca na lista de promessas de fim de ano conseguir um novo emprego, fazer um curso que deixou para trás em 2010 ou investir em outra carreira. E como o ano já começou, não tem mais jeito. A solução é colocar o que foi prometido em prática sem prorrogar ainda mais. Quem planeja mudanças na vida profissional para 2011 pode usar um serviço muito útil: o coaching.

O trabalho do coach (que em inglês significa treinador ou técnico) pode ajudar principlamente em mudanças no mercado de trabalho, como os cargos de liderança, que nos últimos anos passaram por mudanças profundas, segundo o consultor de Recursos Humanos Aguinaldo Neri. “Os líderes e gestores não são mais aquelas pessoas que só buscam resultados. Eles tem um papel muito importante no desenvolvimento dos funcionários. Podem educar como modelo, sendo um líder com princípios e valores, orientar no momento de analisar um trabalho, na definição de metas e planejamento, e na hora do feedback e do reconhecimento, ajudando o funcionário a ser uma pessoa melhor no ambiente de trabalho”.
A noção de carreira também está muito diferente, e o profissional tem se posicionado e escolhido em qual tempo e por quais caminhos vai conduzir a vida profissional. O consultor de RH Aguinaldo Neri explica que a busca de ajuda, como o coaching, tem crescido muito nos últimos anos por conta da rapidez das mudanças no mercado de trabalho, aumento do número de áreas e dos avanços tecnológicos.

Escolha de carreira gera dúvidas

O coaching é feito principalmente com pessoas que estão em cargos de chefia, mas o esse tipo de ajuda e orientação não é só para quem está já está no mercado de trabalho. Ele também pode ser feito com quem ainda está escolhendo qual carreira seguir, momento em que os jovens ficam com muitas dúvidas. O coach pode analisar os objetivos e metas de vida do jovem, qual o conceito de sucesso que se busca, entre outros itens que facilitam a escolha da profissão. O coaching também pode ajudar o profissional está passando por um período de estresse, no momento de uma promoção, transferência e situações de mudança de departamento ou de função. Para ter sucesso durante este processo, é interessante pedir ajuda a um especialista ou ao líder da empresa.

Coaching na aposentadoria

Outra etapa da carreira que está ganhando muitos adeptos do coaching é a aposentadoria, que é considerada pelos especialistas como mais uma etapa da vida profissional, e não o fim dela. Com o aumento da expectativa de vida, ela é mais um evento da carreira, como o primeiro emprego e promoções. Mas, de acordo com Aguinaldo Neri, não é fácil enfrentar essa fase sem um planejamento. “As pessoas estão aprendendo que é mais fácil entrar nesse longo rio de forma planejada. Eu ensino as pessoas a reiventar a própria vida. É gostoso perceber que aos 60, 70 anos, elas continuam ativas e produtivas”.

Workaholic na atualidade

Segundo o consultor em Recursos Humanos Aguinaldo Neri, os profissionais viciados no trabalho – conhecidos como workaholics - aprenderam que carreira é sinônimo de equilíbrio entre carreira e vida pessoal. Nos últimos anos, os exemplos de dificuldade com essa postura na vida profissional foram aparecendo. Atualmente, o líder ideal é aquele que dá exemplos de uma vida profissional equilibrada, com responsabilidades com o ambiente, familia, sociedade, espiritualidade, deixando de lado o foco apenas no trabalho.


Fonte: http://eptv.globo.com/campinas/educacao/NOT,1,1,329756,Coaching+ajuda+profissionais+a+investir+ou+mudar+de+carreira+.aspx

Nenhum comentário:

Postar um comentário