sábado, 22 de janeiro de 2011

Como analisar a marca e saber o momento correto de mudar?


Sem conhecimento de marketing e construção de marcas, empresas dificultam a ascensão do negócio por falta de informação.

Sua marca precisa de um upgrade? Bem, nem todo mundo sabe a resposta, e isso é normal. O problema é quando, sem saber como agir, o empresário também se nega a ouvir. Com tantos investimentos em espaço físico, profissionais, o conceito e o desenho da marca acabam sendo relegados. No entanto, estar atento às inovações do mercado e proporcionar aos clientes uma marca forte e moderna é imprescindível para que o cliente ou futuro cliente tenha uma percepção adequada do negócio e este possa prosperar.

O investimento na construção da identidade é um recurso que irá trazer retorno para a empresa. A confiança no produto oferecido inicia-se com a apresentação da marca. Para isso, é necessário estar atento e observar pontos estratégicos. Também não adianta investir na identidade visual da empresa no início e, no decorrer dos anos, esquecê-la. A manutenção deve ser realizada sempre que necessário. Mas, qual é o momento exato para mudar?

A hora certa

Segundo Hélio Moreira, diretor da NewGrowing Design & Branding, agência especializada em construção de marcas, identidade visual e estratégias de branding, o redesenho de marcas ou reposicionamento total ou parcial da identidade deve acontecer quando a identidade visual não corresponde mais ao processo evolutivo que teve ou mesmo quando a marca deseja comemorar uma nova fase da empresa. Por exemplo, ao completar 6 ou 10 anos (não é uma regra) e a empresa pretende impactar o cliente e mostrar a presença ativa no mercado, este é um ótimo momento para mostrar novos atributos presentes na marca. A reformulação é mais indicada para marcas existentes que estejam em processo de reposicionamento, envelhecidas ou conceitualmente problemáticas.

Quais pontos observar para saber o momento de mudar?

"O momento de mudar é complicado dizer, mas normalmente as mudanças de uma marca acontecem como na vida pessoal. Com o tempo envelhecemos, perdemos massa muscular, aparecem as primeiras rugas, enfim, se não cuidarmos do nosso corpo e alimentarmos a nossa mente, com o tempo a tendência é que percamos a nossa identidade", explica Moreira.

"Com uma empresa não é diferente. O tempo passa e muitas coisas envelhecem, equipamentos eletrônicos ficam defasados, assim como as máquinas. Até mesmo a equipe pode entrar em uma zona de conforto, não evoluir e não trazer resultados para a empresa. Com a marca acontece a mesma coisa. Portanto, deve estar sempre atualizada com as evoluções da empresa, do mercado e do público alvo, não apenas conceitualmente, mas visualmente também e, na hora certa, realizar uma renovação", complementa.

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