sexta-feira, 17 de dezembro de 2010

Fim de ano: transforme a confraternização em tradição na sua empresa

Esse é o melhor período para promover uma interação sadia e descontraída entre os colaboradores.

Após um estafante ano de muito trabalho e resultados, nada mais justo do que descansar e... confraternizar. A maioria das empresas realiza esse tipo de comemoração entre os colaboradores no período natalino, algumas há tanto tempo que a festa já deixou de ser uma questão de interação ou clima organizacional para se transformar em tradição.
O escritório de advocacia Moraes & Souza Advogados e Consultores realiza o evento há 21 anos. "Fazer da confraternização um momento especial, de alegria, de união dos colaboradores, deve ser a marca de uma empresa com boa gestão. Deve ser um momento de indispensável descontração", afirma o advogado Alexandre Moraes, sócio do escritório.
Ele completa dizendo que a intenção neste ano é fazer algo menos formal, nas próprias dependências do escritório. Para ele, a importância do evento reside na "integração dos colaboradores, pois a participação deles na organização do evento, através da divisão das tarefas, sugestões para ornamentação, integra-os neste processo de confraternização, fazendo com que todos estejam presentes e possam se sentir mais à vontade".
A agência de publicidade Bloom utiliza a criatividade natural da empresa para fazer algo diferente no final do ano. "Nas confraternizações de fim de ano, eu e as demais sócias, a Carol Azevedo e Raquel Bianchi, elaboramos um filme em forma de retrospectiva para veicularmos entre os nossos funcionários. Essa é uma das nossas tradições", enfatiza Júlia Maciel.

Veja algumas dicas para acertar na confraternização da sua empresa:

1. Decidir os detalhes com a participação dos colaboradores;

2. Caso necessário, selecionar e contratar serviços terceirizados (como buffet ou músicos) com boa reputação;

3. Amigo oculto também é tradição e geralmente funciona;

4. Não precisa ser tão rígido nos detalhes, afinal, você e sua equipe não estão buscando resultados nem produzindo relatórios;

5. Dê preferência a dinâmicas e ações que promovam a união e desencoraje a segmentação/hierarquização dos colaboradores.

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