quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

Bem sucedido e sem culpa


Conflito diário entre família e trabalho gera nos executivos uma alta carga de tensão emocional como estresse, culpa e angústia.

Falta de tempo ou despreocupação com a qualidade de vida? O que leva um profissional a trabalhar mais de 15 horas por dia e deixar de lado a realização de atividades que lhe trarão satisfação e energia? Afinal, será mesmo possível balancear vida pessoal e carreira, valores pessoais e profissionais?

O conflito diário entre família e trabalho gera nos executivos uma alta carga de tensão emocional como estresse, culpa e angústia que, além de prejudicarem o desempenho profissional, estão diretamente ligados a saúde. O Fleury Medicina e Saúde, grupo especializado em prevenção e diagnóstico de doenças, fez um levantamento sobre a saúde do executivo. O resultado é preocupante. A pesquisa, realizada com 2.742 executivos que passaram pela unidade de check-up entre fevereiro de 2006 e junho de 2009, revelou que 43% desses profissionais apresentam algum problema de saúde e 37,5% têm sobrepeso. A falta de tempo é apontada como principal empecilho para o líder cuidar da sua saúde.

Acredito que o resultado desse estudo pode ser explicado pela falta de significado nas atividades desses profissionais, ou seja, o conjunto de valores, princípios, visão e missão da empresa deixaram de ser os mesmos almejados, um dia, pelos CEOs, para suas próprias vidas. As diferentes crenças podem causar, com o passar do tempo, o sentimento de angústia e frustração, mas existem possibilidades de reverter esse quadro.

O primeiro passo é reavaliar as últimas decisões tomadas, referentes à carreira e vida pessoal. Identificar as tarefas que causam desagrado e que vão contra aquilo que se acredita é fundamental para colocar a vida nos eixos. Caso esteja insatisfeito com o trabalho que desenvolve e a empresa em que trabalha, busque novas oportunidades. Mas se a questão é realmente a falta de tempo em conciliar todas as áreas da vida, é hora de rever a agenda, priorizando de fato o que é importante e indispensável, desde a entrega de relatórios até o aniversário de casamento. Assim, será possível aumentar a produtividade atendendo as expectativas do trabalho, com a possibilidade de render além do esperado e, ao mesmo tempo, conseguirá se dedicar mais a tudo aquilo que realmente importa para você.

Existe a culpa por estar longe de casa e não acompanhar o crescimento e as conquistas diárias dos filhos, porém, de contra partida, existe também a satisfação de poder proporcionar conforto e qualidade de vida para a família. Muitos executivos estão felizes com o cargo que conquistaram ao longo de anos de dedicação à carreira e, abrir mão de tudo, não faz parte dos seus planos. Na fase profissional em que se encontram o dinheiro passa a ser consequência, pois a prioridade é o reconhecimento no trabalho, contribuir ativamente no crescimento e desenvolvimento da empresa em que atuam, com o conhecimento adquirido em anos de estudo e experiência.

O nível de estresse é alto para as pessoas que exercem cargos gerenciais, então para evitar que essa rotina atribulada, adquira aspectos negativos na vida é preciso ponderar as atividades desenvolvidas. Levar tarefas para casa com regularidade, por exemplo, pode não ser a melhor saída, pois, dessa forma, você não estará aprimorando o seu desenvolvimento como deveria e ainda correrá o risco de aumentar esse nervosismo. Uma alternativa é utilizar este curto espaço de tempo para concluir alguns cursos, ler aqueles livros voltados para sua área de atuação ou realizar qualquer outro tipo de atividade que otimize sua carreira de maneira mais significativa do que a extensão do horário de trabalho para sua casa.

O desafio é que os anseios pessoais relacionados à carreira, como cargo, reconhecimento financeiro e moral condigam com o seu propósito de vida. O equilíbrio é a chave para conciliar todas as atividades sem nutrir sentimentos como a culpa ou angústia. Seja um profissional de sucesso mas, acima de tudo, seja uma pessoa de sucesso.



Anderson Cavalcante - é administrador de empresas com ênfase em Marketing e MBC pela University of Florida. É empresário e ministra palestra para as maiores empresas do país, que buscam realizar ações lucrativas, porém humanizadas. Foi reconhecido, em 2004, como o palestrante mais jovem do Brasil por realizar palestras para empresários n exterior, no evento Expo Business Japan. É autor dos best-sellers "O que realmente importa?"; "As coisas boas da vida", lançado também na Europa, entre outras obras produzidas pela Editora Gente. No Brasil, seus livros já venderam mais de 478 mil exemplares e estão nas listas conceituadas das obras mais vendidos do país. Para mais informações, acesse www.andersoncavalcante.com.br

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