segunda-feira, 22 de agosto de 2011

É necessário mais do que esforço para ser feliz!

Por favor, leia o título acima novamente, e com muito cuidado. Ele não diz: “É necessário esforço para ser feliz”. Ele diz “É necessário mais do que esforço para ser feliz”. Ah…. A diferença que algumas palavras fazem! Diariamente, milhares – ou talvez milhões ­– de pessoas acordam pela manhã dispostas a fazer alguma coisa em prol de sua felicidade. Trabalham, estudam, cuidam de suas famílias, dormem pouco, acordam cedo, enfrentam o trânsito, participam de reuniões e projetos estressantes, cuidam da casa, dão banho em seus filhos, preparam a comida e outras coisas mais. Acreditamos que, se trabalharmos bastante, se entrarmos em ação de forma árdua, as recompensas virão. A questão, porém, não está relacionada à palavra “trabalho”. Está relacionada à palavra “árduo”.

Claro que algumas coisas dão trabalho árduo e sempre darão. Contudo, o trabalho árduo, levado ao extremo equivale a bater nossa cabeça contra uma parede de concreto e esperar que ela quebre para que então possamos atravessá-la. Podemos atravessar uma parede de concreto e atingirmos nosso objetivo usando a cabeça como marreta? Talvez. Mas será que não existem maneiras mais inteligentes de fazer isso?

Infelizmente, e com frequência, as pessoas sentem que o trabalho árduo e o sacrifício são necessários para que possam conquistar aquilo que desejam. O que poucos sabem é que o que realmente precisamos fazer é trabalhar de forma inteligente, e não árdua. Quando uma pessoa entende os fundamentos do sucesso e da felicidade, ela começa a trabalhar de forma inteligente e a obter mais resultados.

Cinco coisas que você pode fazer para ampliar sua felicidade de forma inteligente:

1) Tenha um plano. Muitas pessoas gastam mais tempo planejando um churrasco do que suas próprias vidas. Você definiu suas metas de vida? Então responda: Quais serão suas conquistas daqui a 5, 10 ou quem sabe 20 anos?

2) Desenvolva sua comunicação. Talvez você não saiba, mas seus resultados estão diretamente ligados à sua habilidade de se comunicar. Ser um comunicador envolve várias coisas, tais como: estabelecer um excelente grau de empatia, ser capaz de negociar, resolver conflitos, ser assertivo e influenciar.

3) Controle dos estados emocionais. É fácil entender a importância que as emoções exercem sobre nossos comportamentos. Mas será que todos sabem controlar seu cérebro e acessar estados emocionais fortalecedores?

4) Reinvente-se. O que você acredita que pode ser, fazer e ter? Nada pode limitar suas realizações e conquistas, a não ser você mesmo! Muitas pessoas na história que contavam com muito mais desvantagens do que vantagens realizaram feitos enormes. O que o impede de conquistar seus sonhos e ser próspero e abundante? Nada, a não ser sua mente!

5) Estude a psique. Neste exato momento, uma enorme revolução científica está mudando tudo o que se sabe sobre o cérebro. Seus comportamentos, suas emoções e, por consequência, seus resultados, estão diretamente ligados ao quanto você sabe utilizar seu cérebro. É mais simples do que você imagina, e ainda pode ser muito divertido.

Ao fazer essas 5 coisas, você começará a trabalhar de forma inteligente e descobrirá que os resultados virão mais cedo e mais completos. Trabalhe de maneira inteligente, viva mais, amplie sua qualidade de vida e seja feliz. Comece hoje!

Até nosso próximo encontro.

Lembre-se: VIVA INTENSAMENTE!

Villela da Matta

Nenhum comentário:

Postar um comentário