sábado, 13 de agosto de 2011

Como vencer o medo e alcançar o sucesso?

O medo é uma emoção própria de nossa natureza humana. Todo mundo tem medo. Medo de coisas grandes demais, rápidas demais, quentes demais. Medo do escuro, de elevador, de aranha, de cobra, de barata, de rato, de altura, de avião, de ser traído, de ser decepcionado, de não conseguir, de falar em público, de não se casar, de casar e não dar certo, de não ser correspondido, de fantasmas, de morrer. Dizem que o medo do ridículo, de passar vergonha às vezes são maiores do que o medo da morte. Sabemos que o medo em algumas situações é benéfico pois nos leva a evitar situações muito perigosas, e fugir quando realmente é necessário. Mas na maioria das vezes nossos medos nos impedem de fazer muitas coisas, de alçar novos vôos rumo ao sucesso pessoal e profissional. Como podemos vencer o medo? É possível vivermos sem medo? Baseando-se no livro de John Maxwell, “Você faz a diferença”, o consultor organizacional Julio Eliseo Torres, escreveu especialmente ao Melhor a Cada Dia sobre o medo. Veja a seguir as considerações feitas por ele, e aprenda a viver, ousar e vencer apesar do medo.

O que dizer do medo? Medo faz parte da condição humana, todos nós compartilhamos dele. Muitas vezes é a nossa atitude diante deste sentimento que faz a diferença em nossas vidas. O medo tem efeitos destrutivos, principalmente quando nos leva a acreditar em possíveis danos estatisticamente improváveis. A maioria dos medos existe somente em nossas mentes, não fazendo parte da realidade. Um dos efeitos desse sentimento é nos deixar paralisados, nos impedindo de realizar algo, não porque somos incapazes, mas porque simplesmente nem chegamos a tentar. O excesso de medo pode provocar a timidez, que pode ser definida como o desconforto e a inibição em situações de interação pessoal que interferem na realização dos objetivos. O medo consome nossa energia, nos enfraquece e nos impede de alcançar nosso potencial. A fé, pelo contrário, nos fortalece, nos ajudando a superar os obstáculos e realizar nossos intentos.

Como lidar com o medo?

Primeiro reconheça seus medos. Não podemos mudar algo que não reconhecemos como um problema. Conheço muitas pessoas que não reconhecem seus medos por teimosia ou por falta de autoconhecimento. Conseqüentemente, essas pessoas acabam sendo limitadas pelos seus medos. As estatísticas indicam que 95% do que tememos não tem fundamentos, ou seja, perdemos a chance de sermos melhores por não arriscarmos em algo que provavelmente daria certo.

Quando vivemos progressos sentimos um medo normal. Lembre-se de quando andou de bicicleta pela primeira vez, quando fez a prova do vestibular, quando falou diante de um público desconhecido, em uma entrevista de emprego, ou quando tentou conquistar aquela garota dos seus sonhos. Em todas essas ocasiões é normal sentir medo. Como você conseguiu lidar com ele? Provavelmente converteu seus medos em desejo de conquista. Lembro de pessoas que tinham medo da rejeição, e diante disso decidiram se especializar em como se relacionar com as pessoas. Você também pode converter seu medo em algo positivo. O que puder fazer faça! Concentre-se no que está ao seu controle. Se não puder controlar, apenas aceite como uma situação difícil da vida a qual todos estamos sujeitos.

Se preocupe com o dia de hoje, pois a felicidade é um estado e não uma conquista. Podemos apenas aprender com o passado, por isso não vale a pena ficar revivendo situações difíceis que nos marcaram e nos impediram até hoje de avançar. Projete seu futuro, mas não viva nele. Viva o hoje, o agora, desfrute das pessoas amadas, goste de você mesmo, experimente viver 100% do seu tempo. Viva como se fosse o último dia, e planeje como se fosse viver mil anos. Leve em consideração essas frases:

Duas naturezas batem dentro de meu peito,
Uma é imunda, a outra abençoada.
Uma eu amo, a outra odeio;
A que eu alimento dominará. (autor desconhecido)

Alimente sua fé e não gaste seu tempo e sua energia com seus medos. Não viva se alimentando de fofocas, de noticias sensacionalistas, de pensamentos negativos. Alimente sua fé, pense em coisas boas, encare a vida com mais otimismo, acredite no seu potencial e com certeza irá conseguir alcançar seus objetivos. Não viva em função do medo, aprenda a dominar a ansiedade e assumir riscos razoáveis. Se hoje essa não é sua atitude, leia novamente este artigo, e se mesmo assim não funcionar, não hesite em procurar ajuda. Acredite mais em você, vença o medo e alcance o sucesso!

Julio Eliseo Torres - MBA em Marketing pela Fundação Getulio Vargas - FGV

Nenhum comentário:

Postar um comentário