sexta-feira, 17 de setembro de 2010
Trabalhe a ansiedade
No ambiente profissional, os estímulos estressores são muitos. Com isso, a ansiedade no trabalho pode fazer com que as pessoas deixem de aproveitar oportunidades.
A ansiedade dá os sintomas: batidas aceleradas do coração, respiração ofegante, estômago contraído, fala trêmula, pensamentos desordenados e as mãos suadas. E a tentativa de disfarçar ou fingir que nada está acontecendo pode causar problemas ainda maiores. O desempenho profissional fica abalado e em longo prazo, limita as chances de sucesso no mercado de trabalho.
Mas o comodismo também não a situação ideal. Procurar um estado de segurança, sem assumir alguns riscos, não vai trazer a tão desejada satisfação profissional. A ansiedade em determinada quantidade pode a auxiliar a prever resultados negativos e a evitá-los, e em situações extremas, pode até salvar vidas.
Quando uma situação de trabalho é continuamente estressante aciona um processo onde o cérebro e o corpo se programam para a reação de luta e de fuga, caso seja preciso dispensar essa energia de emergência.
O autoconhecimento é uma ótima forma de lidar com a ansiedade, principalmente porque uma das causas do estresse no trabalho é a tensão entre pessoas com personalidades diferentes e que dividem o mesmo ambiente. É possível reduzir a ansiedade se logo de início você fizer uma avaliação das suas verdadeiras características no trabalho, estabelecendo como alvo os comportamentos que você pode modificar para facilitar as interações diárias com os colegas.
(Extraído do Portal Bem Star)
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário