quarta-feira, 15 de setembro de 2010

A primeira força do líder integral


A primeira, das cinco forças do líder integral é: oferecer uma causa e não apenas tarefas.
Ou seja, o líder integral deve criar um ambiente de motivação profunda ao deixar claro o significado que transcende a tarefa, o trabalho, a missão, o emprego das pessoas que o cercam.
Ele indica o “porto de chegada” e as escalas intermediárias na “viagem” de uma equipe, uma família, um grupo comunitário, uma empresa, um país.
Deixa claro que o importante não é de onde vieram, nem onde estão, mas onde desejam chegar. Inventa o futuro, em vez de perder tempo tentando adivinhá-lo.
O líder integral ajuda as pessoas a identificarem com clareza o rumo que pretendem seguir; e a entenderem melhor os momentos que atravessam.
Na vida profissional, estimula as pessoas a sentirem que fazem parte de algo nobre, que vai muito além da simples troca do trabalho por remuneração. E as encoraja para superar situações indesejadas ou inesperadas.
Ajuda-as, também, a criarem rupturas pro-ativas em direção ao próximo patamar de suas vidas. Ou seja, direciona os esforços de mudança.
O líder integral oferece às pessoas aquilo que elas mais desejam: uma bandeira, uma razão para suas vidas.
Ele esclarece como os objetivos e metas de curto prazo são fundamentais para a causa comum, porque sabe que as pessoas se comprometem emocionalmente com objetivos e metas quando entendem o porquê das ações. O líder integral comunica constantemente a causa e a estratégia usando todos os meios possíveis. Acredita que as pessoas estão dispostas a oferecer o melhor de si e até mesmo a fazer sacrifícios, desde que conheçam a Causa, o Porquê, o Rumo, a Razão de Ser do seu cotidiano.

(Texto retirado do livro de César Souza, "Você é o lider da sua vida").

Nenhum comentário:

Postar um comentário