domingo, 20 de junho de 2010

O QUE É COACHING?


Coaching vem de carruagem, das palavras “coche” (inglês medieval) e “coach” (inglês atual) . A palavra sempre deu a idéia de levar ou transportar, mas coaching tem hoje o sentido de treinar, de ajudar as pessoas a se dedicarem e a ter entusiasmo no cumprimento de seus objetivos.

O coaching é um processo no qual o cliente forma uma parceria com um coach, com o propósito de identificar e alcançar metas. Essa parceria cria uma sinergia e um momentum que possibilita ao cliente a ser melhor pessoa possível.

O coaching pode funcionar como:

-Uma forma de estímulo e acompanhamento a longo prazo, adaptada às necessidades de desenvolvimento pessoal.
-Acompanhamento profissional de pessoas em diferente profissões e contextos.
-Contribuição para a configuração de sistemas de trabalho e de instrução.
-Contribuição para a estabilização e o desenvolvimento contínuo do procedimento profissional.
-Fomento para a motivação, o rendimento, a capacidade de comunicação e o sucesso, aproveitando as capacidades e os conhecimentos comuns do coach e do cliente.
-Medida inovadora do desenvolvimento de recursos humanos e instrumento para desenvolver a capacidade de aprendizagem de uma empresa.

Formas típicas de trabalho:

-Configuração ou definição do relacionamento;
-Conversa orientada para soluções;
-Descoberta de valores;
-Definição de metas;
-Perguntas, tarefas, avaliação, feedback;
-Treinamento e desenvolvimento de competências;
-Simulação, encenação, desempenho de papel (role play).

Âmbitos do coaching:

-Segundo os participantes: Coaching individual e de grupo.
-Segundo os Grupos-alvo: Esportistas, artistas, políticos, médicos, instrutores, executivos, pessoas de liderança, etc.
-Segundo os temas: alcançar metas, aumentar as competências, resolver conflitos, superar obstáculos e crises, saúde, etc.
-Segundo os interesses dos clientes: Manter recursos, descobrir capacidades, desenvolver competências, identificação da missão, planejamento de vida, e relação e parceria.
-Tipos de clientes: Visitante, cliente, queixoso e co-coach.
-Papéis do coach: Parceiro para treinar, pessoa de referência externa, instrutor, acompanhador de processos e propiciador de feedback.

Nenhum comentário:

Postar um comentário