sexta-feira, 18 de junho de 2010

A CONFIANÇA (DE BRAÇOS ABERTOS)


Uma das cenas mais bonitas entre pais filhos é ver uma criancinha correr de braços abertos em direção a seu pai ou sua mãe para se jogar neles com a maior felicidade. Ela sabe que vai ser amparada e acolhida com segurança e amor e por isso não tem a menor dúvida. Isto é, ela tem total confiança na vida. E o que faz alguém se lançar no mundo com essa mesma coragem, determinação e alegria?

Isso mesmo, a confiança. Confiança é uma questão de fé. Acredita-se que a fé pertence ao universo da religião, que está apartada da vida comum, mas isso não é verdade. É a fé que preenche o coração na hora de se atirar num projeto, se entregar em relacionamentos, perseguir um objetivo. Não se pode saborear plenamente a vida sem fé. Ela é o mais poderoso catalisador de energias.

Fé é muito mais que crença ou dedução de um raciocínio lógico. Ela é incondicional. Isto, é não depende de conclusões, lógicas, probabilidades, previsões. Muitas vezes, até, ela vai exatamente em direção oposta ao que tem chance de dar certo. A fé, basicamente, é um exercício dinâmico de coragem. E coragem é "ter o coração na ação". Quando se coloca o coração naquilo que se faz, a fé e a confiança impulsionam. Ultrapassa-se uma série de bloqueios e obstáculos, internos e externos, com resultados impossíveis de serem atingidos sem sua presença.

Por isso a confiança é tão poderosa. Pode ser a fé em Deus, ou a fé na vida, num sonho, num projeto... ela é fundamental para sua vida.

(texto de Liane Alves, publicado no site Vida Simples – abril/2008)

Nenhum comentário:

Postar um comentário