quarta-feira, 2 de junho de 2010

ESCLAREÇA AS EXPECTATIVAS


A causa de quase todas as dificuldades de relacionamento se encontra em expectativas ambíguas ou conflitantes em torno de metas e papéis. Quando lidamos com a questão de quem faz o quê no trabalho, podemos estar certos de que expectativas pouco claras vão conduzir a uma situação de equívocos que gera desapontamentos e perda de confiança.

Quando as expectativas são implícitas – ou seja, não foram afirmadas ou enunciadas, discutidas – o resultado pode ser desastroso e resultar em afastamento... Ao assumirmos que nossas expectativas são evidentes e que foram compreendidas com clareza pela outra pessoa, criamos situações delicadas. Por isso, para não haver perda de confiança é importante deixar claras e explícitas todas as expectativas desde o início. Isso exige um investimento real de tempo e esforço no começo, mas economiza um bocado de tempo e esforço posteriores.
Quando as expectativas não estão claras e não são compartilhadas as pessoas começam a se tornar emocionalmente sensíveis e basta um mal-entendido para complicar tudo, criando choques de personalidade e falhas de comunicação.

Esclarecer as expectativas geralmente exige uma boa dose de coragem; porque é muito mais fácil agir como se as diferenças não existissem e torcer para que as coisas dêem certo, do que encarar as diferenças e trabalhar em harmonia para se chegar a um conjunto de expectativas mutuamente aceitável.

Um bom exercício é imaginar as dificuldades que podem surgir se você e seu chefe tiverem expectativas diferentes em relação ao seu serviço. Você chega nele e pergunta:
- Quando conseguirei a definição de minhas tarefas?
E ele responde:
- Mas estou esperando que você prepare uma lista de tarefas para que possamos discuti-la juntos.
E você argumenta:
- Pensei que definir minhas tarefas fosse função sua.
E seu chefe diz:
- Isso não é função minha. Você não se lembra? Desde o início eu disse que as tarefas que desempenharia no trabalho dependeriam principalmente de você.
E você responde:
- Mas eu entendi que a qualidade do meu trabalho dependeria principalmente de mim. E nem sequer sei qual é o meu trabalho, afinal.
Portanto, fique atento. Situações como essas – de expectativas pouco claras em termos de metas – prejudicam a comunicação e a confiança.

(texto de Stephen R. Covey no livro “Os 7 hábitos das pessoas altamente eficazes”)

Nenhum comentário:

Postar um comentário