sexta-feira, 14 de maio de 2010

SOBRE AMIGOS


Modelamos nosso caráter pela escolha que fazemos de amigos, livros, ocupações e divertimentos. A amizade é mais necessária aos felizes do que aos infelizes; porque a felicidade é multiplicada quando é compartilhada. É mais importante do que a justiça: porque quando os homens são amigos, a justiça é desnecessária, mas quando os homens são justos, a amizade ainda é uma vantagem.

Um amigo representa uma só alma em dois corpos. No entanto, a amizade dá a entender poucos amigos, e não muitos; quem tem muitos amigos não tem amigos, e ser amigo de muita gente a fim de conseguir a amizade perfeita é impossível. Uma bela amizade requer duração, e não intensidade, inconstante, e implica em estabilidade de caráter, é o caráter alterado que devemos atribuir o desintegrante caleidoscópio da amizade.

E amizade requer igualdade, porque a gratidão lhe dá, quando muito, uma boa base escorregadia. E, no entanto, embora os bens externos e os relacionamentos sejam necessários à felicidade, a essência desta continua dentro de nós, no conhecimento perfeito e na clareza da alma...

(autor desconhecido)

Nenhum comentário:

Postar um comentário