sexta-feira, 7 de maio de 2010

Dormir para aproveitar


Há quem diga que os momentos que passamos dormindo seriam horas perdidas, nas quais poderíamos estar adquirindo conhecimentos e novas experiências. Além de um exagero, esse é um conceito errado: o sono, entre outras coisas, é responsável por "recarregar" nossas energias, fundamentais para que possamos aproveitar todos os outros momentos.

"A quantidade de horas dormidas é importante, mas também é preciso prestar atenção à qualidade do sono. Existem diversas funções orgânicas - como a liberação de hormônios essenciais - que dependem diretamente dessa qualidade", diz Luciano Ribeiro Pinto, médico do Instituto do Sono.

Para conquistar um sono de qualidade é preciso ter em mente que, da mesma forma que dormir bem auxilia na manutenção da saúde e da qualidade de vida, levar uma vida equilibrada e saudável permite que o sono aconteça de maneira plena.

Portanto, praticar exercícios, ter momentos reservados ao lazer, alimentar-se de forma adequada e equilibrada - por exemplo - ajudam a manter corpo e mente relaxados na hora do descanso noturno...

É preciso também ter alguns cuidados na hora de dormir: roupa confortável, ambiente silencioso e preferencialmente escuro e aconchegante e uma cama adequada. Estabelecer horários regulares para dormir e acordar também é um dos fatores que auxilia na obtenção de um sono de qualidade.

Segundo o doutor Ribeiro Pinto, de maneira geral, deve-se dormir entre seis e oito horas todas as noites. Mas essa não é uma regra, pois existem pessoas que podem necessitar de mais horas e outras que precisarão de menos horas de descanso diárias.

As conseqüências de noites mal dormidas são percebidas facilmente. Cansaço, dores no corpo, irritabilidade e dificuldade de concentração são alguns dos sintomas de que as horas de sono não estão cumprindo suas funções reparadoras no organismo.

Para tentar ficar longe desses problemas e da sonolência que pode atrapalhar a rotina cotidiana, invista na qualidade de seu sono. E caso você perceba que sofre com algum distúrbio - como a apnéia noturna ou a insônia crônica - procure um especialista.

(Portal Nestlé e Você)

Nenhum comentário:

Postar um comentário