domingo, 30 de maio de 2010
MUDANÇAS
Estamos sempre mudando, nada é exatamente
igual ao que foi a um segundo atrás.
Estamos sempre partindo
e sempre chegando em algum lugar.
Nossa vida é uma estrada,
que pode ser longa ou curta
não sabemos onde tem curvas
e nem tão pouco onde vamos chegar.
Olhar atrás, ver o que ficou
às vezes nos custa uma lágrima,
um aperto no coração, da mesma forma
que olhamos pra frente e sabemos
que temos que seguir sem saber
o que vamos encontrar.
Nossa jornada não tem fim
e quando pensamos que terminou
ela apenas parou para tomarmos fôlego
e continuar aqui ou em outra dimensão.
Estamos sempre lutando por novas conquistas,
sempre conhecendo pessoas
que são muito diferentes umas das outras.
Muitas nada acrescentam,
outras nos magoam e nos fazem sofrer,
mas tem aquelas que nunca queremos esquecer.
É como o sol em dias de chuva
que nem precisa aparecer,
pois sabemos que ele existe
e onde podemos encontrá-lo.
Assim são os verdadeiros amigos,
sabemos que com eles sempre poderemos contar.
Desejamos sempre tê-los ao nosso lado,
nos trazem felicidades e alegrias.
Mas acredite, essas pessoas que não nos agradam
também tem seu devido valor,
pois são elas que nos impulsionam
para que possamos buscar novos horizontes
e quando partimos aí somos reconhecidos,
e sentem nossa falta.
O importante em nossa vida, é nunca esquecer
de todas as pessoas que por nós passaram,
porque por um motivo ou por outro
fizeram parte de nossos dias...
sábado, 29 de maio de 2010
ESTRELAS
As pessoas têm estrelas que não são as mesmas. Para uns, que viajam, as estrelas são guias. Para outros, elas não passam de pequenas luzes. Para outros, os sábios, são problemas. Para o meu negociante, eram ouro. Mas todas essas estrelas se calam. Tu porém, terás estrelas como ninguém…
Quero dizer: quando olhares o céu de noite, (porque habitarei uma delas e estarei rindo), então será como se todas as estrelas te rissem! E tu terás estrelas que sabem sorrir! Assim, tu te sentirás contente por me teres conhecido. Tu serás sempre meu amigo (basta olhar para o céu e estarei lá). Terás vontade de rir comigo. E abrirá, às vezes, a janela à toa, por gosto… e teus amigos ficarão espantados de ouvir-te rir olhando o céu.
Sim, as estrelas, elas sempre me fazem rir!
(atribuído a Antoine de Saint-Exupèry)
sexta-feira, 28 de maio de 2010
O DESEJO É UMA MANIFESTAÇÃO DO PODER
O desejo de tocar música é o poder de tocar música em busca de expressão e desenvolvimento. O desejo de inventar instrumentos mecânicos é o talento mecânico em busca de expressão e desenvolvimento.
Onde não existe o poder, desenvolvido ou subdesenvolvido, de fazer algo, nunca existe o desejo de fazer esse algo; e onde existe o forte desejo de fazer alguma coisa, certamente existe um forte poder de fazer essa coisa; é um poder que só tem de ser desenvolvido e aplicado de Modo Certo.
...
Quando você agir do Modo Certo, oportunidades, em número cada vez maior, virão a seu encontro; e você tem de ser muito firme em sua fé, em seu propósito de manter sua mente em contato íntimo com a Mente Total por meio da gratidão reverente.
Faça todo o possível, do modo mais perfeito, todos os dias, ma sem pressa, sem preocupação, sem medo. Vá tão depressa quanto pode, mas jamais se precipite.
Lembre-se de que, no momento em que você começa a se apressar, deixa de ser criador para se tornar competidor, descendo assim novamente para o plano antigo.
Sempre que perceber que está agindo de modo precipitado, pare. Volte a atenção para a imagem mental daquilo que você deseja e comece a agradecer o que vai receber. O exercício da GRATIDÃO invariavelmente reforça sua fé e renova seu propósito.
(extraído do livro “A ciência de ficar RICO”, de Wallece D. Wattles)
quinta-feira, 27 de maio de 2010
A ANATOMIA DA CORAGEM CRIATIVA
Existe criatividade em todos nós - a questão é como expressá-la.
Um agricultor é tão criativo quanto um sapateiro.
Certa vez, um cobrador de ônibus me disse: "Trabalho no melhor trajeto de ônibus de toda Londres". Tinha um orgulho de proprietário e certamente sentia-se criando algo, assim como Pascal, o filósofo moral, que em meados do século XVII, concebeu a idéia de um serviço de ônibus para grandes cidades de Paris.
Gosto de conversar com o varredor de minha rua, nascido em Isfahan, na Pérsia, onde se encontra a maior e mais bela praça do mundo, obra de muitos arquitetos e artesãos ao longo dos séculos, mas basicamente do século XVI, Certo dia, perguntei-lhe:
- "Você se considera uma pessoa criativa?"
Ele respondeu:
- "Claro que sim. Sempre que me dão uma rua suja, eu a transformo em uma rua limpa, graças a Deus".
As pessoas nem sempre distinguem o elemento criativo de suas vidas e de seus trabalhos. Mas os que o fazem tendem a ser mais felizes.
extraído do livro “Os criadores”, de Paul Johnson)
quarta-feira, 26 de maio de 2010
DESAFIOS
(texto de Rosana Zoelner)
Os desafios da alma não são fáceis, mas o crescimento que advém da aceitação desses desafios é sempre compensador.
Não aceite viver uma vida medíocre só porque é mais fácil.
O mundo, felizmente, será sempre cheio de desconhecidos: de alturas que nunca foram alcançadas; lugares que nunca foram vistos; idéias que nunca foram pensadas; criações que nunca foram criadas.
Não é preciso que sejam imensas alturas, nem fantásticas idéias, nem estupendas criações... Basta que seja um pouco mais que seu limite de agora.
Não caia na tentação de aceitar limites confortáveis, onde procurará simplesmente viver do jeito que der e até quando puder.
Se você se esforçar em ampliar os seus limites, um pouco de cada vez, porém sempre mais, sempre expandindo, descobrirá a verdadeira finalidade da vida.
E o prazer de vencer o maior dos desafios: superar a si mesmo.
Descubra o seu caminho, pois ninguém mais pode descobri-lo por você... E siga-o, pois só você pode trilhá-lo.
Respeite seus sonhos e idéias e, nunca, nunca desista deles, pois eles são a única coisa concreta num mundo de sombras em eterna mutação.
terça-feira, 25 de maio de 2010
EMOÇÕES
Todos os dias sentimos diversas emoções, e a maior parte delas decorre de pensamentos que nos comovem...
As emoções puras, aquelas que todos conseguem expressar através da expressão facial são: medo, raiva, amor, tristeza, alegria e aversão.
Entretanto, assim como as cores básicas se misturam em infinitas matizes, as emoções podem assumir infinitas nuanças a partir da mistura das suas "cores" fundamentais...
A saudade, por exemplo, é emoção mista; é uma mistura de amor com tristeza...
O ciúme, por sua vez, mistura amor, raiva, medo e tristeza. Já, pular de pára-quedas provoca medo e alegria ao mesmo tempo!..
Todos os dias experimentamos uma série de emoções que surgem antes do pensamento; são as chamadas emoções primárias ou instintivas. No entanto, a maior parte das emoções brota dos pensamentos. Se pensamos em coisas alegres, sentimos alegria. Se pensamos em coisas tristes, sentimos tristeza. Se pensamos em coisas irritantes, sentimos raiva!
Portanto, há como controlar as emoções ruins; basta parar de pensar em assuntos ruins que essas emoções simplesmente desaparecerão.
(texto de Wanderley Pires, do livro "Qualidade de Vida" – Ed. Komedi)
domingo, 23 de maio de 2010
SINTO: LOGO EXISTO
Mais um dia para sua vida. Você pode continuar perseguindo seus sonhos, seus objetivos. Há tempo ainda na sua agenda para colocar planos em andamento. Mas coloque também um significado nos seus planos.
Não adianta ter por ter. Ou conquistar simplesmente por conquistar e se afirmar.
Coloque significados em tudo o que fizer e sua vida ganhará outra dimensão, o que fará de suas conquistas apenas passos para a revelação de sua natureza divina.
Mas como esta é uma aventura humana, seja prático também e trabalhe com afinco e inteligência. Não fique esperando somente dos Deuses. Quem só espera não dá chance para o “divino” atuar.
Não precisa ter pressa. O mais importe é a precisão. Será que você está na direção certa?
Tenha o cuidado de observar e estar atento a tudo, principalmente aos detalhes. Deus está nos detalhes. E lembre-se também que da observação perspicaz do que está à sua volta é que será possível enxergar novas oportunidades e novos caminhos.
Você sente, logo, existe. Isso dá um melhor sentido ao pensar, como dizia Descartes. Junte os dois. Sinta pensando. Pense sentindo.
Essa é combinação que fortalecerá sua ética em relação a tudo.
Não deixe o mau humor (o seu e o dos outros) contaminar o dia e atrapalhar o ritmo e a harmonia do ambiente.
O dia cobrará de você infinitas escolhas.
Seja sábio ouvindo a voz que vem de dentro e será mais fácil decidir-se pelo melhor.
(Irineu Toledo, radialista, Mestre de Cerimônias, apresenta o Primeiro Programa – Rede Transamérica FM)
20 REGRAS-BASE DE UMA BOA VIDA
Tese de um pensador russo chamado Gurdjieff que no início do século passado já falava em auto-conhecimento e na importância de se saber viver. Dizia ele: "Uma boa vida tem como base o sentido do que queremos para nós em cada momento e daquilo que,realmente vale como principal".
Assim sendo, ele traçou 20 regras de vida que foram colocadas em destaque no Instituto Francês de Ansiedade e Stress, em Paris.
Dizem os "experts" em comportamento que, quem já consegue assimilar 10 delas, com certeza aprendeu a viver com qualidade interior. Eis aí:
1) Faça pausas de dez minutos a cada duas horas de trabalho, no máximo. Repita essas pausas na vida diária e pense em você, analisando suas atitudes.
2) Aprenda a dizer não sem se sentir culpado ou achar que magoou. Querer agradar a todos é um desgaste enorme.
3) Planeje seu dia, sim, mas deixe sempre um bom espaço para o improviso,
consciente de que nem tudo depende de você.
4) Concentre-se em apenas uma tarefa de cada vez. Por mais ágeis que sejam
os seus quadros mentais, você se exaure.
5) Esqueça, de uma vez por todas, que você é imprescindível. No trabalho, casa, no grupo habitual. Por mais que isso lhe desagrade, tudo anda sem a sua atuação, a não ser você mesmo.
6) Abra mão de ser o responsável pelo prazer de todos. Não é você a fonte dos desejos, o eterno mestre de cerimônias.
7) Peça ajuda sempre que necessário, tendo o bom senso de pedir às pessoas certas...
8) Diferencie problemas reais de problemas imaginários e elimine-os porque são pura perda de tempo e ocupam um espaço mental precioso para coisas mais importantes.
9) Tente descobrir o prazer de fatos cotidianos como dormir, comer e tomar banho, sem também achar que é o máximo a se conseguir na vida.
10) Evite se envolver na ansiedade e tensão alheias enquanto ansiedade e tensão. Espere um pouco e depois retome o diálogo, a ação.
11) Família não é você. Está junto de você. Compõe o seu mundo, mas não é a sua própria identidade.
12) Entenda que princípios e convicções fechadas podem ser um grande peso,
a trava do movimento e da busca.
13) É preciso ter sempre alguém em que se possa confiar e falar abertamente
ao menos num raio de cem quilômetros. Não adianta estar mais longe.
14) Saiba a hora certa de sair de cena, de retirar-se do palco, de deixar a roda. Nunca perca o sentido da importância sutil de uma saída discreta.
15) Não queira saber se falaram mal de você e nem se atormente com esse lixo mental; escute o que falaram bem, com reserva analítica, sem qualquer convencimento.
16) Competir no lazer, no trabalho, na vida a dois, é ótimo... para quem quer ficar esgotado e perder o melhor.
17) A rigidez é boa na pedra, não no homem. A ele cabe firmeza, o que é muito diferente.
18) Uma hora de intenso prazer substitui com folga 3 horas de sono perdido. O prazer recompõe mais que o sono. Logo, não perca uma oportunidade de divertir-se.
19) Não abandone suas 3 grandes e inabaláveis amigas: a intuição, a inocência e a fé!
20) E entenda de uma vez por todas, definitiva e conclusivamente: Você é
o que se fizer ser!
sábado, 22 de maio de 2010
VIVA NO PRESENTE
Porque você deveria viver no presente? Por que é o único lugar aonde algo realmente acontece. O passado já foi, o futuro nem veio, e você fica perdido entre os dois.
Já andou com uma lanterna em um lugar bem escuro? Repare no feixe de luz, ele se amplia e joga a luz num grande círculo, mas essa luz é fraca, por que tem que se dividir e muitas direções. Se você se aproximar de uma parede, verá que o feixe se concentra num único ponto e a luz se torna bem mais intensa e forte naquele ponto, como se todas as energias da lanterna tivessem sido focadas naquele local.
Um laser nada mais é do que toda a luz concentrada num único ponto. Com ele você lapida diamantes, e isso só é possível porque toda a energia está concentrada num único ponto.
Com nossas vidas é igual, quando se pensa demais no passado , e se preocupa demais no futuro, nossa atenção fica fragmentada, e nossa energia fica dividida entre os 3 pólos , passado , futuro e presente. Você não vive o presente, gasta pouca energia nele, por que está pensando no passado, nas frustrações e arrependimentos. E parte da sua energia também se vai para o futuro, pois você fica tenso, fica ansioso, querendo que as coisas aconteçam do jeito que você espera.
Assim, você vira um ser fragmentado, cada parte de você está em lugar diferente, você é uma unidade orgânica única, mas está tentando se fragmentar e isso é o que prejudica o seu rendimento, tanto na vida pessoal quando no trabalho.
Enterre o passado, e isso já economizará uma enorme dose de energia. O passado já morreu, e esqueça o futuro, ele ainda nem nasceu. E não se preocupe, se você viver bem o presente, o futuro será sempre ótimo pois o futuro sempre nasce de um bom presente. O próximo momento se origina nesse de agora, e se você sacrificar o agora pensando no depois, o futuro sempre será ruim e incerto, pois você nunca tem uma estrutura sólida, está sempre se deslocando no tempo entre preocupações e esquecendo de viver a vida.
Seja como o laser! Concentre-se no presente, coloque todo o seu foco no presente e verá como seus medos irão desaparecer pois você viveu com intensidade. Se viver sempre uma vida incompleta, a eterna sensação de que não está aproveitando a vida nunca vai sumir e único jeito de aproveitar a vida, é aproveitar hoje, aqui e agora.
Você pode começar agora mesmo. O próprio nome já diz, é o PRESENTE!
sexta-feira, 21 de maio de 2010
CARÁTER
(enviado por Renato Takakura - São Paulo/SP)
Um homem revela o seu caráter na maneira como lida com ninharias – pois é quando ele se descontrai. Esta em geral é uma boa oportunidade para observar o infinito egoísmo da natureza de um homem, e a sua total falta de consideração pelos outros; e se estes defeitos se mostram nas pequenas coisas, ou simplesmente nas atitudes dele em geral, você verá que elas também fundamentam suas ações em questões importantes, embora ele possa disfarçar isso. Esta é uma oportunidade imperdível.
Se nas pequenas coisas do dia-a-dia - as ninharias da vida… - um homem não tem consideração e busca apenas o que lhe é vantajoso ou conveniente, em prejuízo dos direitos alheios; se ele se apropria do que pertence a todos igualmente, pode ter certeza de que no seu coração não há justiça, e ele seria um grandessíssimo salafrário se a lei e a coerção não lhe tolhessem as mãos.
(por Arthur Schopenhauer)
quinta-feira, 20 de maio de 2010
DESVANTAGEM
Sempre que duvidamos de nossa própria capacidade de alcançar algo, vale a pena pensar nos obstáculos que outras pessoas superaram.
Para citar alguns: Demóstenes, o notável orador grego, sofria um sério problema de dicção que mal o deixava falar; ele praticou falando com a boca cheia de pedras, imaginando que, quando conseguisse dominar essa técnica, seria capaz de falar em público. Pois ele se tornou um dos maiores oradores de todos os tempos!
E tem mais: Napoleão superou uma considerável desvantagem – sua baixa estatura – para liderar seu exército conquistador através da Europa...
Abraham Lincoln faliu nos negócios quando tinha 22 anos, perdeu uma eleição legislativa aos 23, faliu novamente nos negócios aos 25, viu a namorada morrer quando estava com 26, teve uma crise nervosa aos 27; perdeu as eleições congressistas aos 34, aos 37 e aos 39 anos; voltou a perder uma eleição para senador aos 46, falhou em seus esforços para se tornar vice-presidente aos 47 anos; perdeu outro pleito para o Senado aos 49; mas, aos 52 anos foi eleito presidente dos Estados Unidos e hoje, é lembrado como um dos maiores líderes da história mundial...
E os exemplos continuam: Thomas Edison foi expulso da escola. Atlas – o homem que construiu o corpo perfeito inicialmente era um fracote que pesava apenas 44 quilos...
Enfim, a lista é infinita. E, a moral da história certamente deve ser: não é por onde você começa que conta, mas aonde você decide chegar! As desvantagens são uma bênção, se optarmos por vê-las dessa maneira, e se as usarmos como um incentivo para melhorar cada vez mais.
(texto de Andrew Matthews no livro “Seja Feliz”)
quarta-feira, 19 de maio de 2010
FLEXIBILIDADE E CRIATIVIDADE
Um dos padrões de comportamento ligados à criatividade é a flexibilidade. Pessoas criativas são flexíveis. São pessoas que não repetem comportamentos mecanicamente. Ao contrário, decidem e roteirizam seus comportamentos a cada circunstância, e dispõem de variadas maneiras de executar a mesma ação...
Pessoas criativas são aquelas que se fixam nas soluções e não nos problemas. São capazes de ver, ouvir e sentir algo que está definido como objetivo. Antes mesmo que tal coisa se concretize como realidade objetiva, ela já está presente na tela mental da pessoa, como uma representação visual clara.
E, devido a essa presença sensorial, a pessoa criativa está apta a monitorar o cérebro na busca de sua realização... Mas, na estrutura de funcionamento do ser humano há, também, uma ameaça à criatividade. É o equilíbrio que nos possibilita viver e crescer, mas ao mesmo tempo motiva fortes reações a mudanças de qualquer tipo, fazendo com que predomine uma tendência à repetição. Por isso, ações inovadoras, novas maneiras de sentir, de perceber e de agir passam a ser evitadas como ameaçadoras.
Essa é a razão, absolutamente natural, da reação a mudanças; essa é a razão porque mudar pode custar tanto. Por isso, mudar, diversificar, enfim exercer a flexibilidade é condição essencial ao processo de criatividade. Toda vez que se é criativo, alguma coisa muda.
(texto de Lúcia de Bidart no livro "Marketing Pessoal")
terça-feira, 18 de maio de 2010
PONHA VIDA EM TUDO QUE VOCÊ FIZER
O entusiasmo, ou a falta dele, evidencia-se através de tudo o que você faz ou diz. Ponha vida no cumprimento que dirigir a alguém. Quando você der um aperto de amo, aperte de verdade. Faça com que ele diga “Muito prazer em conhecê-lo.” “É uma satisfação vê-lo de novo.” Procure uma pessoa que tenha obtido sucesso na vida e que lhe dê um aperto de mão dessa espécie. Vai levar muito tempo para encontrá-la.
Dê vida aos seus sorrisos. Sorria com os olhos. Ninguém gosta de um sorriso forçado. Quando você sorrir, sorria de fato. Pois quando você sorri de verdade, os outros vêem uma personalidade entusiasta, calorosa, alguém que lhes é agradável e de quem gostam.
Verifique seus “agradecimentos”. Um “muito obrigado” rotineiro, automático é quase apenas um engrolar de palavras. Nada mais é do que uma expressão. Nada diz. Não traz nenhum resultado. Faça com que o seu “muito obrigado” signifique “muitíssimo obrigado”.
O Dr. James F. Bender, notável autoridade em locução, diz em seu excelente livro How to talk well (Como falar bem): “O seu ‘Bom dia’ é realmente bom? O seu ‘parabéns!’ é entusiástico? O seu ‘como está passando?’ demonstra interesse? Quando você adquirir o hábito de colorir suas palavras com sentimentos sinceros, notará um grande progresso na sua capacidade de prender a atenção.”
(do livro: “A magia de pensar grande” – David J. Schwartz)
domingo, 16 de maio de 2010
SUCESSO NO MERCADO
Como é o "bom dia" que você recebe todas as manhãs, ao chegar no escritório: sonoro e acompanhado de sorrisos ou quase inaudível?
Você sente que as pessoas à sua volta torcem pelo seu sucesso? Responda sinceramente a essas perguntas e vai ter uma boa idéia de como anda o seu marketing pessoal.
Segundo Leila Navarro, se as pessoas não demonstram satisfação em encontrá-lo e ninguém parece torcer pelo êxito do seu trabalho, é sinal de que seu ibope não está grande coisa.
Para ter sucesso no mercado, não basta desenvolver um bom produto: é preciso investir na criação de uma boa imagem para esse produto e divulgá-la ao público.
Para ter sucesso na carreira, não basta ser competente nem exibir um currículo incrível. É preciso criar uma imagem de entusiasmo e profissionalismo. A grande habilidade de relacionamento com as pessoas também conta!
O entusiasmo demonstra a paixão pelo que se faz. O profissional apaixonado por seu trabalho esbanja brilho e energia.
Esse entusiasmo não resiste às dificuldades do dia-a-dia.Um profissional desanimado pode tentar convencer a si mesmo de que tem paixão pelo que faz, mas não convence.
Falando nisso, como você avalia seu entusiasmo: ele transparece em suas ações ou é o desânimo que predomina? Você realmente gosta do que faz?
Sem profissionalismo a pessoa apaixonada pelo trabalho pode transmitir a imagem de quem fala muito e não faz nada.
O bom profissional se empenha em executar seu trabalho da melhor maneira possível. Persegue a excelência e não se contenta em fazer o que se espera dela. Procura superar as expectativas. É confiável, cumpre compromissos, respeita prazos. E ainda surpreende.
E você, o que tem feito em prol de uma imagem de profissionalismo? Você se satisfaz em cumprir com "a sua parte" ou procura fazer mais do que lhe é pedido? De nada adianta ser apaixonado pelo que se faz e ter alto grau de profissionalismo quando se é incapaz para tratar com as pessoas.
Por isso avalie seus relacionamentos profissionais e questione se você sabe ouvir os outros.
(Revista Ser Mais)
sexta-feira, 14 de maio de 2010
SOBRE AMIGOS
Modelamos nosso caráter pela escolha que fazemos de amigos, livros, ocupações e divertimentos. A amizade é mais necessária aos felizes do que aos infelizes; porque a felicidade é multiplicada quando é compartilhada. É mais importante do que a justiça: porque quando os homens são amigos, a justiça é desnecessária, mas quando os homens são justos, a amizade ainda é uma vantagem.
Um amigo representa uma só alma em dois corpos. No entanto, a amizade dá a entender poucos amigos, e não muitos; quem tem muitos amigos não tem amigos, e ser amigo de muita gente a fim de conseguir a amizade perfeita é impossível. Uma bela amizade requer duração, e não intensidade, inconstante, e implica em estabilidade de caráter, é o caráter alterado que devemos atribuir o desintegrante caleidoscópio da amizade.
E amizade requer igualdade, porque a gratidão lhe dá, quando muito, uma boa base escorregadia. E, no entanto, embora os bens externos e os relacionamentos sejam necessários à felicidade, a essência desta continua dentro de nós, no conhecimento perfeito e na clareza da alma...
(autor desconhecido)
quinta-feira, 13 de maio de 2010
A IDADE DE SER FELIZ
Existe somente uma idade para a gente ser feliz, somente uma época na vida de cada pessoa em que é possível sonhar e fazer planos e ter energia bastante para realizá-los a despeito de todas as dificuldades e obstáculos.
Uma só idade para a gente se encantar com a vida e viver apaixonadamente e desfrutar tudo com toda intensidade sem medo nem culpa de sentir prazer.
Fase dourada em que a gente pode criar e recriar a vida à nossa própria imagem e semelhança e vestir-se com todas as cores e experimentar todos os sabores e entregar-se a todos os amores sem preconceito nem pudor.
Tempo de entusiasmo e coragem em que todo desafio é mais um convite à luta que a gente enfrenta com toda disposição de tentar algo NOVO, de NOVO e de NOVO, e quantas vezes for preciso.
Essa idade tão fugaz na vida da gente chama-se PRESENTE e tem a duração do instante que passa.
(autor desconhecido)
quarta-feira, 12 de maio de 2010
ENTREVISTA COM DEUS
- "Entre" - falou DEUS ao repórter.
- "Então você gostaria de me entrevistar?"
- "Se Você tiver um tempinho - disse o repórter".
Deus sorriu e falou:
- "Meu tempo é eterno, suficiente para fazer todas as coisas. Que perguntas você tem em mente"?
- 'O que mais O surpreende na humanidade? - perguntou o repórter".
Deus respondeu:
- Que se aborreçam de ser crianças e queiram logo crescer...e aí, desejem ser crianças outra vez.
Que desperdicem a saúde para fazer dinheiro...e aí, percam o dinheiro para restaurar a saúde.
Que pensem ansiosamente no futuro, esquecem o presente e, dessa forma não vivem nem o presente, nem o futuro.
Que vivem como se nunca fossem morrer e que como se nunca tivessem vivido.
terça-feira, 11 de maio de 2010
Quando uma etapa chega ao final
Encerrando ciclos, fechando portas, terminando capítulos - não importa o nome que damos, o que importa é deixar no passado os momentos da vida que já se acabaram.
Foi despedido do trabalho? Terminou uma relação? Deixou a casa dos pais? Partiu para viver em outro país? A amizade tão longamente cultivada desapareceu sem explicações?
Você pode passar muito tempo se perguntando por que isso aconteceu.
Pode dizer para si mesmo que não dará mais um passo enquanto não entender as razões que levaram certas coisas, que eram tão importantes e sólidas em sua vida, serem subitamente transformadas em pó.
Mas tal atitude será um desgaste imenso para todos: seus pais, seu marido ou sua esposa, seus amigos, seus filhos, sua irmã, todos estarão encerrando capítulos, virando a folha, seguindo adiante, e todos sofrerão ao ver que você está parado.
Ninguém pode estar ao mesmo tempo no presente e no passado, nem mesmo quando tentamos entender as coisas que acontecem conosco.
O que passou não voltará: não podemos ser eternamente meninos, adolescentes tardios, filhos que se sentem culpados ou rancorosos com os pais, amantes que revivem noite e dia uma ligação com quem já foi embora e não tem a menor intenção de voltar.
As coisas passam, e o melhor que fazemos é deixar que elas realmente possam ir embora.
Por isso é tão importante (por mais doloroso que seja!) destruir recordações, mudar de casa, dar muitas coisas para orfanatos, vender ou doar os livros que tem.
Tudo neste mundo visível é uma manifestação do mundo invisível, do que está acontecendo em nosso coração e o desfazer-se de certas lembranças significa também abrir espaço para que outras tomem o seu lugar.
Deixar ir embora. Soltar. Desprender-se.
Ninguém está jogando nesta vida com cartas marcadas, portanto às vezes ganhamos, e às vezes perdemos.
Não espere que devolvam algo, não espere que reconheçam seu esforço, que descubram seu gênio, que entendam seu amor. Pare de ligar sua televisão emocional e assistir sempre ao mesmo programa, que mostra como você sofreu com determinada perda: isso o estará apenas envenenando, e nada mais.
Não há nada mais perigoso que rompimentos amorosos que não são aceitos, promessas de emprego que não têm data marcada para começar, decisões que sempre são adiadas em nome do "momento ideal".
Antes de começar um capítulo novo, é preciso terminar o antigo: diga a si mesmo que o que passou, jamais voltará.
Lembre-se de que houve uma época em que podia viver sem aquilo, sem aquela pessoa - nada é insubstituível, um hábito não é uma necessidade.
Pode parecer óbvio, pode mesmo ser difícil, mas é muito importante.
Encerrando ciclos. Não por causa do orgulho, por incapacidade, ou por soberba, mas porque simplesmente aquilo já não se encaixa mais na sua vida.
Feche a porta, mude o disco, limpe a casa, sacuda a poeira.
Deixe de ser quem era, e se transforme em quem é."
(Luiz F. Magliocca)
segunda-feira, 10 de maio de 2010
Atitudes Positivas para o Trabalho
1 - BASEIE SUA LIDERANÇA EM VALORES ÉTICOS - Os verdadeiros líderes se perguntam sempre qual é seu papel no mundo e se estão mobilizados para a verdade, a bondade e a beleza.
2 - ABRA SUA CABEÇA PARA AS NOVAS IDÉIAS – O único meio de fortalecer o intelecto é não ter opinião rígida sobre nada - deixar a mente ser estrada aberta a todos os pensamentos. (John Keats, poeta britânico)
3 - SEJA ORGANIZADO E DISCIPLINADO - Quem a cada manhã planeja as atividades do dia e segue esse plano, usa um fio que vai guiá-lo através de um labirinto de uma vida bastante atarefada. (Vitor Hugo)
4 - MENTALlZE SEMPRE O MELHOR - Sempre que estiver envolvido em algum desafio profissional, mentalize coisas positivas. Imagine seu interlocutor calmo e a conversação transcorrendo em clima amigável.
5 - EQUILIBRE TRABALHO E VIDA PESSOAL - É um erro contar com o trabalho como única fonte de satisfação. Do mesmo modo que os humanos precisam de uma dieta variada para manter a saúde, também precisamos de atividades variadas que nos dêem a sensação de prazer e a satisfação. (Dalai Lama)
6 – MUDE SUA ROTINA - Quando se sentir desgastado pelas tarefas rotineiras, é hora de descobrir como incorporar algum tipo de inovação em seu trabalho. Pesquise, estude, olhe a seu redor e procure novas e mais estimulantes formas de executar suas velhas tarefas.
7 – ELEJA PRIORIDADES - Ao lado da nobre arte de conseguir fazer coisas, existe a nobre arte de deixar as coisas por fazer. A sabedoria da vida consiste em eliminar o que não é essencial. (Lin Yutang, filólogo e escritor chinês)
8 - OUÇA REALMENTE O QUE DIZEM A VOCÊ - O ouvinte ativo tenta ver as coisas como quem fala as vê, e sentir as coisas como quem fala as sente. (James C. Hunter, consultor de relações de trabalho americano)
9 - FOCALIZE-SE NO PRESENTE - Concentre sua energia no momento, sem se envolver demais com fatos do passado e expectativas sobre futuro.
10 - SEU TRABALHO É PARA VOCÊ MESMO - Quando temos a ilusão de estar doando nossa energia em proveito do chefe ou do empregador, corremos o risco de encarar as obrigações e responsabilidades como fardos.
11 - ABRA UM SORRISO E O CORAÇÃO - Sorria, seja prestativo e bem-humorado. Se conseguimos nos tornar um ouvinte que melhora a auto-estima dos outros, as pessoas vão naturalmente nos procurar e depositarão confiança em nós. (Gerald Michaelson e Steven Michaelson)
12 - PERCEBA A GRANDEZA DE SEU OFICIO - O mundo é movido não só pelos vigorosos empurrões dos seus heróis mas também pelo conjunto dos pequenos empurrões de cada trabalhador honesto. (Helen Keller, escritora e ativista americana)
13 - SAIA DA RODA DA NEGATIVIDADE - Sempre que estiver sob intensa pressão ou dominado por sentimentos negativos, simplesmente pare. Saia da sala, tome um chá, respire, se possível dê uma caminhada e desvie a mente do foco do problema.
(Adaptado de artigo da Revista BONS FLUIDOS, Ed. Maio de 2005)
sábado, 8 de maio de 2010
Profissão Mãe
Uma mulher chamada Ana foi renovar sua carteira de motorista.
Pediram-lhe para informar qual era sua profissão.
Ela hesitou, sem saber como se classificar.
"O que eu pergunto é se tem algum trabalho", insistiu o funcionário.
"Claro que tenho um trabalho" exclamou Ana. "Sou mãe!"
"Nós não consideramos mãe um trabalho. Vou colocar dona de casa", disse o funcionário friamente.
Não voltei a lembrar-me desta história até o dia em que me encontrei em situação idêntica. A pessoa que me atendeu era obviamente uma funcionária de carreira, segura, eficiente, dona de um título sonante.
"Qual é a sua ocupação?" perguntou.
Não sei o que me fez dizer isto. As palavras simplesmente saltaram-me da boca para fora: "Sou Doutora em Desenvolvimento Infantil e em Relações Humanas."
A funcionária fez uma pausa, a caneta de tinta permanente a apontar pra o ar, e olhou-me como quem diz que não ouviu bem.
Eu repeti pausadamente, enfatizando as palavras mais significativas.
Então reparei, maravilhada, como ela ia escrevendo, com tinta preta, no questionário oficial.
"Posso perguntar" disse-me ela com novo interesse "o que faz exatamente?"
Calmamente, sem qualquer traço de agitação na voz, ouvi-me responder: "Desenvolvo um programa de longo prazo (qualquer mãe faz isso), em laboratório e no campo experimental (normalmente eu teria dito dentro e fora de casa).
Sou responsável por uma equipe (minha família), e já recebi quatro projetos (todas meninas).
Trabalho em regime de dedicação exclusiva (alguma mulher discorda?).
O grau de exigência é a nível de 14 horas por dia (para não dizer 24)"
Houve um crescente tom de respeito na voz da funcionária, que acabou de preencher o formulário, se levantou, e pessoalmente abriu-me a porta.
Quando cheguei em casa, com o título da minha carreira erguido, fui recebida pela minha equipe: uma com 13 anos, outra com 7 e outra com
Do andar de cima, pude ouvir meu novo experimento - um bebê de seis meses - testando uma nova tonalidade de voz.
Senti-me triunfante!
Maternidade... que carreira gloriosa!
Assim, as avós deviam ser chamadas Doutora-Sênior em Desenvolvimento Infantil e em Relações Humanas, as bisavós Doutora-Executiva-Sênior em Desenvolvimento Infantil e em Relações Humanas e as tias Doutora-Assistente.
Uma homenagem carinhosa a todas as mulheres, mães, esposas, amigas, companheiras, Doutoras na Arte de Fazer a Vida Melhor!
ESSA É UMA HOMENAGEM A MINHA MÃE LÚCIA QUE EU TANTO AMO!!!
sexta-feira, 7 de maio de 2010
Dormir para aproveitar
Há quem diga que os momentos que passamos dormindo seriam horas perdidas, nas quais poderíamos estar adquirindo conhecimentos e novas experiências. Além de um exagero, esse é um conceito errado: o sono, entre outras coisas, é responsável por "recarregar" nossas energias, fundamentais para que possamos aproveitar todos os outros momentos.
"A quantidade de horas dormidas é importante, mas também é preciso prestar atenção à qualidade do sono. Existem diversas funções orgânicas - como a liberação de hormônios essenciais - que dependem diretamente dessa qualidade", diz Luciano Ribeiro Pinto, médico do Instituto do Sono.
Para conquistar um sono de qualidade é preciso ter em mente que, da mesma forma que dormir bem auxilia na manutenção da saúde e da qualidade de vida, levar uma vida equilibrada e saudável permite que o sono aconteça de maneira plena.
Portanto, praticar exercícios, ter momentos reservados ao lazer, alimentar-se de forma adequada e equilibrada - por exemplo - ajudam a manter corpo e mente relaxados na hora do descanso noturno...
É preciso também ter alguns cuidados na hora de dormir: roupa confortável, ambiente silencioso e preferencialmente escuro e aconchegante e uma cama adequada. Estabelecer horários regulares para dormir e acordar também é um dos fatores que auxilia na obtenção de um sono de qualidade.
Segundo o doutor Ribeiro Pinto, de maneira geral, deve-se dormir entre seis e oito horas todas as noites. Mas essa não é uma regra, pois existem pessoas que podem necessitar de mais horas e outras que precisarão de menos horas de descanso diárias.
As conseqüências de noites mal dormidas são percebidas facilmente. Cansaço, dores no corpo, irritabilidade e dificuldade de concentração são alguns dos sintomas de que as horas de sono não estão cumprindo suas funções reparadoras no organismo.
Para tentar ficar longe desses problemas e da sonolência que pode atrapalhar a rotina cotidiana, invista na qualidade de seu sono. E caso você perceba que sofre com algum distúrbio - como a apnéia noturna ou a insônia crônica - procure um especialista.
(Portal Nestlé e Você)
quinta-feira, 6 de maio de 2010
Hábitos
Nosso caráter é composto, basicamente, pelos hábitos que desenvolvemos. O velho ditado diz: "plante um pensamento, colha uma ação; plante uma ação, colha um hábito; plante um hábito, colha um caráter; plante um caráter, colha um destino". Os hábitos são fatores poderosos em nossa vida. Uma vez que representam padrões coerentes – e muitas vezes inconscientes – eles servem para exprimir nosso caráter no dia a dia, e são responsáveis pela nossa eficácia... ou ineficácia.
Hábitos podem ser aprendidos e desaprendidos. Não é fácil, mas é possível. Romper com tendências tão profundamente arraigadas, como criticar, ser impaciente e egoísta, por exemplo, exige muito mais do que um pouquinho de força de vontade.
Esse tipo de mudança exige um esforço tremendo, mas assim que a primeira etapa é concluída, toda liberdade assume um novo sentido. Definimos hábito como a intersecção entre o conhecimento, a habilidade e o desejo. O conhecimento é o que fazer e por quê; a habilidade, como fazer; e o desejo é a motivação, o querer fazer. Para tornar algo um hábito é preciso reunir estes três elementos.
Por exemplo: eu posso ser ineficaz em minhas relações com os colegas de trabalho, minha esposa, meus filhos porque – constantemente – digo a eles o que eu penso, mas nunca ouço o que eles têm a dizer. A não ser que eu mude esse hábito, corro o risco de jamais saber que preciso ouvi-los.
Mas, mesmo sabendo que preciso ouvir, posso não ter a capacidade para tanto; pode ser que eu não saiba como ouvir sinceramente o que outra pessoa está dizendo. Mas ainda assim não é o bastante: porque saber que preciso e saber como ouvir de nada adiantará se eu não quiser, se eu não tiver a vontade necessária para ouvir. Se não houver os três elementos: conhecimento, habilidade e desejo você nunca conseguirá mudar o velho hábito e adquirir um novo.
(por Stephen R. Covey / Os 7 hábitos das pessoas altamente eficazes)
terça-feira, 4 de maio de 2010
Você pode exercitar a persistência
A persistência é um estado de mente. Portanto, pode ser cultivado. Como todos os estados mentais, baseia-se em causas definidas, entre elas as seguintes:
a. Clareza de finalidade. Saber o que quer é o primeiro e, talvez, o mais importante passo para desenvolver persistência. Um motivo forte obriga o individuo a superar muitas dificuldades.
b. Desejo ardente. É relativamente fácil desenvolver e manter persistência na perseguição do objeto de um desejo intenso.
c. Autoconfiança. Fé na própria capacidade de executar um plano encoraja o indivíduo a implementá-lo com persistência.
d. Clareza de planos. Planos organizados, mesmo que sejam fracos e inteiramente impraticáveis, estimulam a persistência.
e. Conhecimentos exatos. Saber que nossos planos são válidos, baseando-nos na experiência ou na observação, reforça a persistência, que é destruída quando recorremos a “palpites”, em vez de procurar “saber”.
f. Cooperação. Simpatia, compreensão e cooperação harmoniosa com outras pessoas tendem a desenvolvê-la.
g. Força de vontade. O hábito de concentrar os pensamentos na formulação de planos para atingir uma meta definida leva à persistência.
h. Hábito. A persistência é resultado direto de hábito. A mente absorve e torna-se parte da experiência diária de que se alimenta. O medo, o pior de todos os inimigos, pode ser efetivamente eliminado pela repetição forçada de atos de coragem. Todos os que prestaram serviço ativo na guerra sabem disso.
(do livro: “Pense e enriqueça” de Napoleon Hill)
Amor
No silêncio do seu interior você percebe quem realmente é e qual é a sua conexão com os eventos da vida; mergulhado nele, encontra o poder necessário para experimentar e conhecer Deus. Nesse silêncio, você é capaz de sentir o amor chegar. Trata-se de um amor incondicional, que não demanda, não deseja, não tem expectativas. É um amor que apenas o aceita, independente do que você tenha feito; um amor que ressalta apenas a sua força e o ajuda a ter uma visão positiva de si mesmo. Afinal, uma experiência real do amor de Deus é capaz de reacender a luz do ser e curar todas as feridas do passado.
(por Brahma Kumaris)
Paradigma da pessoa
... todo ser humano é precioso por direito próprio, dotado de um potencial e uma capacidade imensos e quase infinitos. Aprendemos que o caminho para ampliar essa capacidade é aumentar nossos atuais dons e talentos. Então, quase como uma flor que desabrocha na primavera, os dons e talentos adicionais nos são dados ou revelados e nossa capacidade “inata”, nas quatro áreas (corpo, mente, coração e espírito), é liberada para levar uma vida equilibrada, integra, poderosa. Também se verifica o contrário. Se negligenciarmos nossos dons e talentos, eles, como músculos não-utilizados, se atrofiarão e definharão.
(do livro: 8o Hábito - Da Eficácia à Grandeza - Stephen R. Covey)
domingo, 2 de maio de 2010
Perigos e a comunidade
Um rato olhando pelo buraco na parede vê o fazendeiro e sua esposa abrindo um pacote. Pensou logo em que tipo de comida poderia ter ali. Ficou aterrorizado quando descobriu que era uma ratoeira. Foi para o pátio da fazenda advertindo a todos:
- Tem uma ratoeira na casa, uma ratoeira na casa.
A galinha, que estava cacarejando e ciscando, levantou a cabeça e disse:
- Desculpe-me Sr. Rato, eu entendo que é um grande problema para o
senhor, mas não me prejudica em nada, não me incomoda.
O rato foi até o porco e disse a ele:
- Tem uma ratoeira na casa, uma ratoeira.
- Desculpe-me, sr. Rato, mas não há nada que eu possa fazer, a não ser rezar. Fique tranqüilo que o senhor será lembrado nas minhas preces.
O rato dirigiu-se então à vaca. Ela disse:
- O que, sr. Rato, uma ratoeira? Por acaso estou em perigo? Acho que não!
Então o rato voltou para a casa, cabisbaixo e abatido, para encarar a ratoeira do fazendeiro. Naquela noite ouviu-se um barulho, como o de uma ratoeira pegando sua vítima. A mulher do fazendeiro correu para ver o que havia pego. No escuro, ela não viu que a ratoeira pegou a cauda de uma cobra venenosa. A cobra picou a mulher. O fazendeiro a levou imediatamente ao hospital. Ela voltou com febre. Todo mundo sabe que para alimentar alguém com febre, nada melhor que uma canja. O fazendeiro pegou seu cutelo e foi providenciar o ingrediente principal.
Como a doença da mulher continuava, os amigos e vizinhos vieram visitá-la.
Para alimentá-los o fazendeiro matou o porco. A mulher não melhorou e acabou morrendo. Muita gente veio para o funeral O fazendeiro então sacrificou a vaca para alimentar todo aquele povo.
Na próxima vez que você ouvir dizer que alguém está diante de um problema e acreditar que o problema não lhe diz respeito lembre-se que, quando alguém corre risco, todos correm.
Ser Mãe é escolha
Ser mãe não é privilégio, castigo ou premiação. Ser mãe é escolha. Deles, os filhos.
São eles que, após longa busca e rigorosa seleção, escolhem nascer através de você. Sabem que serão paradoxalmente livres, inexatos, inacabados e indecifráveis e só você poderá, apesar de, mesmo que e acima de, amá-los intransitivamente, forever... Sabem que o mundo é louco, perigoso e cheio de armadilhas e precisarão ser salvos a cada instante. Sabem que só você é bipolar; doce e azeda, fada e bruxa, céu e inferno, depende da hora. Velha demais para entendê-los; jovem demais para morrer um dia.
O seu filho escolheu você. Escolheu, porque sabe que, a despeito de não ter receita, você tem os ingredientes necessários para cada fase da vida com ele:
- Auto-estima inabalável. Nos meses de gestação você se transforma num imenso e disforme pedaço de carne com olhos. Duas pessoas em um só corpo. Depois que ele nasce, volta a ser só meia. Seu hábeas corpus desaparece. Só come ou dorme quando ele deixa.
- Rapidez reativa para tirar de sua boca objetos pontiagudos, insetos vivos, materiais tóxicos, lixo e afins. Ufa!... foi por pouco!
- Condicionamento de atleta para sobreviver à fase em que engatinha e anda por terrenos inseguros.
- Grande senso de humor para achar graça quando ele recorta sua Harper's Bazaar para fazer a lição de Artes. Justo a página cujo verso estampava o Mel Gibson... sem camisa!
- Resistência a intermináveis horas de vigília. A noite inteira acordada, perdida numa montanha de Lego, para finalmente, às 6:00 h da matina, hastear a bandeira de caveira no barco pirata, após a última das 1.536 peças.
- Discernimento de prioridade. A cirurgia de miopia, há três meses agendada, terá que esperar. No mesmo dia haverá troca de faixa no judô da escola.
- A insuspeitável capacidade de viver com o coração batendo do lado de fora do peito. Adolescente, o filho insiste em manter sigilo absoluto sobre o seu paradeiro nas intermináveis madrugadas. Ah, que alívio!... o barulho da chave na porta.
- Flexibilidade e tolerância. Depois dos cinco vestibulares, cinco semestres em cinco universidades diferentes, ele já sabe o que quer. Quer ser músico. Tocar sax no bar de um amigo.
Enfim, adulto. Independente, vida feita. É hora de fazer as pazes com o possível. E o possível é a alegria com data marcada. Ele liga no Natal e no Dia das Mães.
(Maria Balé, escritora, fotógrafa, possui a estranha mania de ter fé na vida; colunista do www.primeiroprograma.com.br)
PARABÉNS SANTOS!
Quem é o seu amante?
Muitas pessoas têm um amante e outras gostariam de ter um.
Há também as que não têm, e as que tinham e perderam.
Geralmente são essas últimas as que vêem ao meu consultório para me contar que estão tristes ou que apresentam sintomas típicos de insônia, apatia, pessimismo, crises de choro ou as mais diversas dores.
Elas me contam que suas vidas transcorrem de forma monótona e sem perspectivas, que trabalham apenas para sobreviver e que não sabem como ocupar seu tempo livre.
Enfim, são várias as maneiras que elas encontram para dizer que estão simplesmente perdendo a esperança.
Antes de me contarem tudo isto, elas já haviam visitado outros consultórios, onde receberam as condolências de um diagnóstico firme:
"Depressão", além da inevitável receita do anti-depressivo do momento.
Assim, após escutá-las atentamente, eu lhes digo que elas não precisam de nenhum anti-depressivo; digo-lhes que elas precisam de um AMANTE!
É impressionante ver a expressão dos olhos delas ao receberem meu conselho.
Há as que pensam: "Como é possível que um profissional se atreva a sugerir uma coisa dessas?!"
Há também as que, chocadas e escandalizadas, se despedem e não voltam nunca mais.
Àquelas, porém, que decidem ficar e não fogem horrorizadas, eu explico o seguinte:
AMANTE é "aquilo que nos apaixona".
É o que toma conta do nosso pensamento antes de pegarmos no sono e é também aquilo que, às vezes, nos impede de dormir.
O nosso AMANTE é aquilo que nos mantém distraídos em relação ao que acontece à nossa volta.
É o que nos mostra o sentido e a motivação da vida.
Podemos encontrar o nosso amante em nosso parceiro, que nos desperta as maiores paixões e sensações incríveis.
Também podemos encontrá-lo na pesquisa científica ou na literatura, na música, na política, no esporte, no trabalho, na necessidade de transcender espiritualmente, na boa mesa, no estudo ou no prazer obsessivo do passatempo predileto...
Enfim, é "alguém" ou "algo" que nos faz "namorar" a vida e nos afasta do triste destino de "ir levando".
E o que é "ir levando"?
Ir levando é ter medo de viver.
É o vigiar a forma como os outros vivem, é o se deixar dominar pela pressão, perambular por consultórios médicos, tomar remédios multicoloridos, afastar-se do que é gratificante, observar decepcionado cada ruga nova que o espelho mostra, é se aborrecer com o calor ou com o frio, com a umidade, com o sol ou com a chuva.
Ir levando é adiar a possibilidade de desfrutar o hoje, fingindo e se contentar com a incerta e frágil ilusão de que talvez possamos realizar algo amanhã.
Por favor, não se contente com "ir levando"; procure um amante, seja também um amante e um protagonista da SUA VIDA...
Acredite: o trágico não é morrer; afinal a morte tem boa memória e nunca se esqueceu de ninguém.
O trágico é desistir de viver; por isso, e sem mais delongas, procure um amante ...
"PARA SE ESTAR SATISFEITO, ATIVO E SENTIR-SE JOVEM E FELIZ, É PRECISO NAMORAR A VIDA".
(Dr. Jorge Bucay - PSICÓLOGO - tradução do original "Hay que buscarse un Amante")
sábado, 1 de maio de 2010
Assinar:
Postagens (Atom)