Vendedores trocam de empresa demasiadamente rápido por diversos motivos. Entre eles por serem demitidos pela falta de resultados ou mesmo por decidirem migrar para outra empresa ou negócio que lhe proporcionem melhores resultados financeiros.
Assim, vendedores novatos, em especial os que atuam em varejo como shoppings centers, ou os mais experientes representantes comerciais, vendedores corporativos (B2B) e profissionais de nível gerencial apresentam altos indicadores de rotatividade.
Tanta instabilidade e falta de compromisso com os negócios da empresa resulta em um ciclo de fracasso, gerando instabilidade e queda de vendas.
Por outro lado, a empresa passa a desconfiar de sua equipe por senti-la vulnerável e à mercê de pessoas que não se comprometem com suas metas, passando a enxergá-los como vendedores descartáveis ou pouco duráveis.
Em geral, custa muito caro contratar e treinar profissionais para depois demitir ou perde-lo.
Assim, as empresas estão preferindo profissionais em formação ou pessoas que nunca atuaram em vendas, mas que tem uma atitude mais positiva e séria, não visando apenas os ganhos financeiros.
Que tipo de vendedor você prefere ser?
O profissional deve pensar em sua carreira de acordo com seus objetivos de vida e trazer para o seu dia-a-dia essas metas.
Aquele que consegue ter um ciclo de sucesso visa sua carreira como parte de uma negociação e tem suas metas e conquistas focadas no negócio ou empresa em que atua.
Sucesso e trabalho tem como consequência, dinheiro. Assim, o começo da carreira deve ter como foco o aprendizado e o ganho suficiente para o sustento.
Entre vendedores, é comum profissionais se perderem em meia à ambição, que pode se transformar em ganância, perdendo inclusive, o senso comum no que diz respeito à escala de valores essenciais como responsabilidade, compromisso e ética.
Entretanto, quem atinge o sucesso sabe que o dinheiro é secundário e virá quando fazemos bem o nosso papel, quando pertencemos a um grupo e nele atuamos com prazer e vontade.
O preparo deve sobrepor o impulso radical da gana e a educação se faz mais necessária do que a improvisação do vendedor de segunda linha, que age como um “faz tudo”.
E quem faz tudo, porta-se como um pato; que anda, nada, canta e voa, mas não é nenhum exemplo naquilo que faz.
O troca-troca
Vendedores só perdem para empregadas domésticas no troca-troca de emprego. Um bom exemplo de comparatividade, inclusive, pois se eu lhe disser que conheço uma empregada excelente na limpeza, cuidadosa em seu ofício, lava, passa e cozinha muito bem, atende educadamente visitas e telefonemas e ainda é pontual, confiável e discreta, certamente você irá se interessar. Difícil mesmo é encontrar gente assim.
Por isso, o vendedor que nunca está desempregado é aquele que tem ética, acumula conhecimento, habilidades e atitudes pró-ativas, sempre preocupado em se formar nesta profissão com o apoio de outros líderes que lhe deram uma boa escala de valores e objetivos para prosseguir.
Geralmente são gratos pelo que aprenderam e entregam resultados por entenderem a importância para seu reconhecimento dentro e fora da empresa.
Deste modo, não trocam de emprego por alguns reais a mais e valorizam a aprendizagem, a reciclagem e a formação de um ciclo de sucesso bem estruturado, alicerçado em uma carreira que se consolida dia após dia.
A carteira de clientes, por sua vez, foi formada com ética e respeito para assegurar o retorno financeiro e o reconhecimento que cria valor para a empresa e para o vendedor.
Isso se chama ter paixão por vender. Este é o modelo de sucesso em vendas e o caminho profissional de vendedores do século XXI.
Marcelo Ortega (Vendedor, treinador, palestrante e fundador do Instituto Marcelo Ortega. Autor do best-seller Sucesso em vendas e Inteligência em vendas – Editora Saraiva. www.institutomarceloortega.com.br e www.marceloortega.com.br)
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