Sair da zona de conforto é complicado para muita gente, mas mudanças não podem ser encaradas como bichos de sete cabeças.
Por Redação, www.administradores.com.br
No ambiente de trabalho, muitas vezes, as mudanças são encaradas como obstáculos à continuidade de um trabalho. Mas também pode ser vistas como uma oportunidade superar desafios. E é aí a chave do negócio.
De acordo com o gestor de carreira Sidney Alves, da RH Capital, o funcionário deve ter em mente que demonstrar resistência a alterações no cotidiano da empresa pode ser visto pelos gestores e líderes como um ponto negativo. "Os desafios promovem o crescimento profissional e estimulam a inovação", destaca.
No início, as novas responsabilidades ou mudanças podem assustar e até tirar o sono do profissional, mas tudo deve ser visto com naturalidade, refletindo amadurecimento nas questões profissionais. Novas metas devem ser perseguidas com vontade e sem pensamentos negativos. "Se o funcionário recebeu uma meta é sinal de que ele é visto como uma pessoa que tem capacidade para atingi-la. As mudanças são benéficas, pois impedem a estagnação dos talentos e promovem o desenvolvimento", considera.
Outra vantagem de enfrentar novos desafios é superar limites e se surpreender com competências que estavam adormecidas ou escondidas pela ociosidade. Isto possibilita a busca de novos horizontes dentro da própria empresa ou da carreira. "Ao impor mudanças a empresa também demonstra que possui confiança nos profissionais e estes por sua vez se sentem mais valorizados. Além disso, o currículo também fica enriquecido, já que é importante apresentar os resultados conquistados dentro de uma companhia", observa Sindney.
O profissional deve aproveitar a chance para aprimorar as competências que já possui e ainda propor outras inovações que beneficiem o dia a dia no trabalho e tenham como resultados a melhora no clima organizacional e até o aumento na produtividade. Atingir metas contribui ainda para aumentar a motivação e a integração da equipe, especialmente pela importância dada pelas empresas ao trabalho coletivo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário