Superficialidade pode ser responsável pelo alto índice de turn-over de algumas empresas, acredita.
www.administradores.com.br
Provavelmente, você ou algum conhecido já passou por uma avaliação de desempenho na empresa em que trabalha. E, possivelmente, não ficou muito satisfeito com o resultado, não é? Pois bem. Esse é um problema que, para as empresas, pode ser muito pior, acredite. Avaliações mal feitas, superficiais, podem ser responsáveis pela tomada de decisões equivocadas que, na maioria dos casos, resulta em perdas de talentos, defende o especialista Roberto Ventura, da Efix, empresa especializada em gestão de pessoas.
"Avaliações mal feitas, sem critérios claros definidos, muitas vezes desenvolvidas de modo subjetivo, resultam quase sempre em desestímulo, perda de confiança e, até, na saída do empregado", alerta Ventura.
O "achômetro" na análise de desempenho, acredita Ventura, é a principal causa de insatisfação nas organizações, uma vez que deixa os colaboradores e a própria área de RH à mercê de uma avaliação subjetiva, feita de modo apressado, apenas para cumprir um determinado calendário.
"No universo da gestão de pessoas, todos já sabem que um dos principais fatores que levam pessoas a pedirem demissão do emprego é o relacionamento ruim com a chefia. Empresas com elevadas taxas de turn-over, por exemplo, podem estar perdendo muitos talentos pelo simples fato de que não fazem uma análise estruturada de desempenho, que descubra esses talentos e ajude o RH a preservá-los", explica Ventura.
Nenhum comentário:
Postar um comentário