domingo, 7 de novembro de 2010

Tome sua decisão e não tente agradar a todos


Um fazendeiro e seu filho seguiam a pé para o mercado, levando com eles um burro. Encontravam-se no meio do caminho quando ouviram umas moças que estavam a observá-los de uma janela: “Olha lá, os dois coitados caminhando, em vez de montar no animal! Quem será o burro nessa situação, hein?”, disse uma delas, em meio a risadinhas nervosas.

O pai achou melhor que o filho montasse no burro para que não fizessem papel de tolos perante aquela gente toda. Ao chegarem a uma vila, cruzaram com alguns senhores que descansavam em suas cadeiras na calçada. “Esses jovens não têm respeito mesmo com os mais velhos. O menino, todo folgado, em cima do burro e o pai tendo de se arrastar. Francamente!”, disse um deles.

Novamente, pai e filho pararam para pensar e, dessa vez, o menino sugeriu que o pai subisse no burro e ele caminharia ao lado do animal.

Seguiram mais satisfeitos. No entanto, uma senhora que passava pelo caminho disse para a outra: “Pobre menino! Tem de andar com essas perninhas tão curtas enquanto o outro, homem feito, vai no lombo do burro. Isso é caso de abuso infantil”.

O pai se sentiu a pior das criaturas e pediu que o filho também subisse no bicho. Não demorou muito para mais gente reclamar: “Coitado do burro! Alguém deveria chamar a sociedade protetora dos animais. Tão velho e cansado, e tendo de carregar esses dois nas costas. Pobre criatura”, comentaram.

Pai e filho se preparavam para apear do burro. O bicho, que não aguentava mais esse monta e desmonta, resolveu distribuir uns coices e jogou os dois dentro do rio.



Moral da fábula para sua vida e para compartilhar com sua equipe:


•Trace seu objetivo e mantenha o foco– Definir um objetivo e seguir em sua direção é fundamental para alcançá-lo, embora nem sempre seja uma das tarefas mais fáceis. Ainda assim, quando se determina atingir uma meta, seja ela qual for, é essencial se perguntar: “Aonde quero chegar?”, “Como chegarei até lá?”, “O que estou fazendo para alcançar meu objetivo?”. Escolha o caminho, reflita sobre isso e não perca o foco.
•Seja persistente –Durante o percurso, você observará que muitos obstáculos poderão aparecer em sua frente. Eles podem vir na forma de fofocas, opiniões alheias, falsidade, trapaças, entre outros. Seja resistente e não desista. Procure vê-los como fontes de força e coragem para chegar aonde se quer. Se acha que vale a pena, continue. E lembre-se: paciência e persistência costumam levar as pessoas ao sucesso.
•Atenção ao ouvir opiniões alheias– Evite seguir os passos do fazendeiro. Ouvir a opinião de outras pessoas é importante, mas tentar fazer o que os outros falam apenas para agradá-los é tolice. Essa decisão certamente o levará para o caminho contrário ao seu objetivo. Quando outras pessoas opinarem a respeito de suas decisões, ouça e avalie o que pode lhe acrescentar de bom, mas nunca faça o que você não acredita.
•Tome sua própria decisão– Seja firme com aqueles que tentarem opinar sem mostrar um embasamento convincente. Se achar necessário, mostre seus argumentos, confie em você e siga em frente na certeza de que fez sua própria escolha. Dessa forma, as chances de tomar decisões mais assertivas aumentarão bastante.

Nenhum comentário:

Postar um comentário