quarta-feira, 24 de novembro de 2010

Career Coaching - Projetando uma carreira de sucesso


O que vou fazer quando crescer? Uma pergunta tão antiga quanto as dúvidas que a rondam. Você que já é um profissional do mercado, de qualquer área ou nível hierárquico, se pudesse voltar no tempo com o conhecimento que você possui hoje e refazer essa pergunta, você estaria na posição que ocupa hoje? Se a sua resposta for "não!", uma pesquisa do CENSO IBGE de 2000, mostra que você não está sozinho. Pesquisadores descobriram, ao comparar a profissão de 3,5 milhões de trabalhadores formados em 21 áreas diferentes que a maioria deles, mais precisamente 53% está hoje numa profissão distinta daquela para a qual se preparou.

O que isso nos mostra?

Isso nos mostra que uma boa escolha é fundamental! E o que nos leva a escolher uma profissão?

Qual a profissão devo escolher? Qual curso devo fazer? Será que estou no lugar certo, na profissão certa? Será que vou ganhar dinheiro? Será que serei reconhecido no mercado de trabalho? Será que vou dar conta do recado? Será que tenho alguma habilidade? Será que vou obter sucesso? Estas são algumas das milhares de perguntas que rondam a cabeça de um jovem em fase e pré-vestibular ou aqueles que já estão dentro de uma universidade, atuando no acelerado mundo do business, construindo uma carreira dentro de uma grande empresa ou empreendendo seu próprio negócio.

Outros indicadores também são grandes complicadores e causam desconforto ao trilhar uma carreia: Escolher o sucesso ou a fama; prazer, satisfação pessoal, qualidade de vida ou sucesso financeiro. Para ajudar no processo de indecisão assistimos diariamente algumas situações paradoxais em nosso cotidiano: um presidente da república, um artista famoso sem formação superior, um grande amigo bem-sucedido financeiramente, que jamais frequentou uma escola, nunca pegou numa caneta ou leu um livro, pessoas que apostaram no mercado financeiro e se tornaram milionárias e assim vai...

O meio social em que vivemos também tem sua parcela de culpa em nossas indecisões ou insucessos. Quase sempre tomamos deciões baseadas, sem percepção clara, nos valores dos grupos sociais aos quais convivemos e esquecemos dos nossos próprios valores. Se fizermos parte de uma família de médicos, temos uma tendência de achar que também nascemos para a coisa. Se tivermos um amigo que se deu bem, tentamos escolher o mesmo caminho, sem ao menos conhecer, de fato, a trila por onde passaram.

Além disso, muitas pessoas são direcionadas pelo mercado de trabalho, ou seja, começam a trabalhar em alguma empresa e suas decisões são influenciadas pelos colegas de trabalho, cargo atual e mercado que a empresa atua.

Exatamente por isso temos alguns dados alarmantes:

- A evasão universitária chega ao índie de 40% a 50%, sendo 30% relacionados ao cursos da USP. Motivo: Falta de autoconhecimento, matérias do curso e dificuldades e mercado. Guia do estudante 2007 - Ministério da educação e Guia Escolar Superior.

- Cresce o número de cursos oferecidos todos os anos. Em 2007 foram registrados mais de 150 tipos de cursos entre bacharelado, licenciatura, tecnólogo e a distância. Guia do estudante e serviço de OP da USP.

- Outras modalidades de estudo e formação estão em constante crescimento, como é o caso do curso de formação tecnológica. Em 1999 eram oferecidos 74 cursos, em 2004 este número deu um enorme salto, 3758. Guia do estudante 2007 e INEP.

Em posse de todas estas análises, afirmações e indagações, o que fazer?

O método Career Coaching foi desenvolvido para estruturar uma projeção de carreira consciente, o único caminho para o verdadeiro sucesso pessoal e profissional.

Trabalharemos neste método algumas barreiras do desenvolvimento de carreira, fundamental para jovens, executivos, empresários, pais, educadores e todos que, de alguma forma, tem uma preocupação com o futuro profissional.

Alguns elementos que serão trabalhados:

- Crenças limitantes;
- Dinheiro;
- Influências externas;
- Esperar pelo sucesso;
- Atitudes incorretas;
- Incertezas futuras;
- Valores agredidos;
- Mudanças organizacionais;
- Desconhecimento da realidade.

Acompanhe as próximas edições!

Um grande abraço e sucesso!

Alexandre Prates

Fonte: Este artigo teve uma essencial contribuição do método Career Coaching da SBC (Sociedade Brasileira de Coaching).

Nenhum comentário:

Postar um comentário