
Por princípio, todas as coisas são criadas duas vezes, mas nem todas as primeiras criações acontecem por vontade consciente. Na vida pessoal, se não há aprimoramento da autoconsciência e responsabilidade pelas primeiras criações, transfere-se a outras pessoas o poder e as condições do próprio individio de determinar grande parte de sua vida – e por pura omissão!
Assim, vive-se de modo reativo os papéis designados pela nossa família, companheiros de trabalho, agendas alheias e pressões das circunstâncias. São papéis que se originaram na infância, no treinamento e no condicionamento de cada um. Eles vêm de pessoas, não de princípios; e se apoiam nas fraquezas, na profunda tendência para depender dos outros e na necessidade de aceitação, amor, de sentir-se importante, querido e valorizado.
Quer você tenha noção disso, ou não; quer você controle isso, ou não, existe uma primeira criação em todos os setores de sua vida. Você é a segunda criação do seu planejamento, ou então a segunda criação das receitas dos outros, ou das circunstâncias, ou dos hábitos passados.
Os dons exclusivamente humanos – como a autoconsciência, a imaginação e a consciência, é que permitem a você observar suas primeiras criações, e possibilitam a você assumir o controle de sua própria criação mental, escrevendo o seu próprio papel.
(por Stephen R. Covey, do livro "Os 7 hábitos das pessoas altamente eficazes")
Nenhum comentário:
Postar um comentário