quarta-feira, 10 de novembro de 2010

Por planejamento ou omissão


Por princípio, todas as coisas são criadas duas vezes, mas nem todas as primeiras criações acontecem por vontade consciente. Na vida pessoal, se não há aprimoramento da autoconsciência e responsabilidade pelas primeiras criações, transfere-se a outras pessoas o poder e as condições do próprio individio de determinar grande parte de sua vida – e por pura omissão!

Assim, vive-se de modo reativo os papéis designados pela nossa família, companheiros de trabalho, agendas alheias e pressões das circunstâncias. São papéis que se originaram na infância, no treinamento e no condicionamento de cada um. Eles vêm de pessoas, não de princípios; e se apoiam nas fraquezas, na profunda tendência para depender dos outros e na necessidade de aceitação, amor, de sentir-se importante, querido e valorizado.

Quer você tenha noção disso, ou não; quer você controle isso, ou não, existe uma primeira criação em todos os setores de sua vida. Você é a segunda criação do seu planejamento, ou então a segunda criação das receitas dos outros, ou das circunstâncias, ou dos hábitos passados.

Os dons exclusivamente humanos – como a autoconsciência, a imaginação e a consciência, é que permitem a você observar suas primeiras criações, e possibilitam a você assumir o controle de sua própria criação mental, escrevendo o seu próprio papel.

(por Stephen R. Covey, do livro "Os 7 hábitos das pessoas altamente eficazes")

Nenhum comentário:

Postar um comentário