segunda-feira, 11 de outubro de 2010

Você tem o controle da sua vida?


O ser humano conquistou o direito de ser livre e recebeu a dádiva do livre arbítrio. Isso é fato! E gostamos de ser livres, de gozar do nosso poder de decisão, da nossa autonomia. Imagine por um momento a sensação de não ter liberdade. Imagine não poder escolher o que fazer e o que sentir. Imagine não ter a oportunidade de traçar o rumo da sua própria vida. Imagine não poder escolher onde trabalhar. Imagine não ter a opção de ter opções.

Imagine isso e pergunte-se: Será que eu não vivo assim? Eu decido o rumo da minha vida? Todas as escolhas que fiz, realmente as fiz livre?

Pare e pense por um instante: Você está no seu trabalho hoje por prazer, por opção ou por falta de opção? Se você pudesse imaginar um mundo ideal para você, você teria a vida que você tem hoje? Estaria casado (a) com o (a) mesmo (a) marido/esposa? Teria a profissão que você tem hoje? Estaria na empresa que você está hoje?

Se a sua resposta para as questões acima for "sim, esta é a vida que eu sempre quis ter!" Parabéns, você está no controle da sua vida. Porém se a sua resposta for ?não, as coisas aconteceram e fiquei sem opção!? Cuidado, você não está no controle da sua vida e se não fizer alguma coisa o quanto antes, provavelmente não terá controle sobre o seu futuro.

Sabemos que nossas decisões comandam nossas vidas e servem para nos proporcionar liberdade ou nos aprisionar. Geralmente as decisões que nos tiram a liberdade são disparadas por prazeres de curto prazo. Por vezes, sabemos o que queremos e o que deve ser feito e isso nos motiva, pois atende nossos valores, porém os sabotadores estão por toda a parte e precisamos ter um propósito muito claro para manter a disciplina e seguir em frente. Se você tem uma meta de economizar dinheiro, oportunidades não faltarão para gastá-lo e atender sua vaidade. Se você tem uma meta de perder peso, muitas tentações o cercarão a todo instante. Esse é o eterno conflito entre seus valores (aquilo que é importante para você) e prazeres sensoriais de curto prazo.

Não quero que esta reflexão o desanime, mas que sirva para lhe proporcionar autoconhecimento e fazê-lo entrar em ação.

E por falar em decisão, eu quero que você se avalie e decida que tipo de profissional você quer ser.

Encontramos no mercado atualmente três tipos de profissionais que caracterizam bem o que falamos até o momento e são movidos por três diferentes valores:
1. Sobrevivência - Este profissional retrata muito bem o que é não ser livre. Geralmente o trabalho o escraviza, pois serve apenas para pagar suas contas. Não é comprometido com a empresa, pois a regra do jogo é sobreviver, não existe foco no futuro. O trabalho não proporciona prazer.
2. Dinheiro - Este profissional já evoluiu em relação ao primeiro, pois aprendeu que além de sobreviver, ele pode construir um patrimônio. É mais motivado, faz acontecer, sabe o que quer e é capaz de produzir resultados. Porém, não é apaixonado pelo trabalho e sim pelos ganhos financeiros que pode obter, o que o faz não se comprometer com a empresa, pois está sempre atento a ofertas mais interessantes.
3. Realização de um propósito - Este é o profissional que realmente evoluiu. Já ultrapassou o limite da sobrevivência e do acumular dinheiro. É movido por uma visão de longo prazo e sabe exatamente onde quer chegar. Esta é a grande diferença, ele sabe exatamente onde quer chegar e não somente o que ele quer ter. Ele não quer ganhar dinheiro apenas para enriquecer, existe resposta para a pergunta: por que isso é importante? Tudo faz sentido. Ganhar dinheiro faz sentido, trabalhar 10, 12, 20 horas por dia faz sentido. Esse tipo de profissional compromete-se com a empresa, pois sabe exatamente o que quer conquistar. Esse profissional é livre! É exatamente isso, ter um propósito é ser livre, pois liberdade é viver em congruência com os seus valores, pois quando conseguimos aliar um propósito claro a valores fundamentais para a nossa existência, conquistamos a tão sonhada felicidade, pois o grande segredo não é ser feliz quando conquistar um objetivo e sim ser feliz no caminho, saboreando cada etapa da sua conquista.

E para viver por um propósito, 3 dicas simples:

1. Permita-se sonhar - Pergute-se: Se eu pudesse acordar em um mundo ideal, como seria?
2. Desenhe o futuro - Planeje, coloque no papel, isso o comprometerá com o seu futuro.
3. Mantenha a disciplina - Todos os dias, lembre-se onde você quer chegar e o que isso lhe proporcionará. Se fizer sentido e valer a pena, você manterá o foco.

Se eu pudesse lhe dar um conselho, diria: Tenha um propósito claro de vida e seja feliz no caminho!


Por Alexandre Prates.

Nenhum comentário:

Postar um comentário