segunda-feira, 4 de outubro de 2010

Não existe o líder perfeito


Os líderes eficazes cercam-se de pessoas que os completam porque sabem que não existe o “líder perfeito”!
As cinco forças do Líder Integral são: oferecer uma causa e não apenas tarefas; formar outros líderes e não apenas seguidores; liderar em 360 graus: fora, para cima, para os lados, dentro e para baixo; faz acontecer e não apenas planeja; e inspira pelos valores, não apenas pelo carisma.
Mas, são raríssimos os líderes eficazes em todas as cinco forças. A maioria absoluta precisa de algum esforço para se desenvolver em uma ou duas forças.
Ou seja, o verdadeiro líder está em desenvolvimento contínuo e sempre busca por pessoas que o complemente – seja na vida profissional, familiar, no casamento ou mesmo na vida comunitária.
E mais, o verdadeiro líder tem de ter coragem de eliminar alguns hábitos, comportamento, posturas e atitudes. Por exemplo, deixar de pensar que “os liderados são pagos para fazer e não para pensar”; que “o líder inspira pelo carisma”; que “o líder tem de ser melhor que os liderados”; ou que “o líder já nasce líder”. E o pior de tudo: pensar que existe um estilo de líder ideal e que é precisa diagnosticar em qual quadrante se encontra para mudar o seu estilo, muitas vezes tentando ser o que não é.
Por outro lado, há valores que líder algum deve abrir mão. Por exemplo, a Integridade. Qualquer que seja o modelo de liderança, mesmo que o mundo mude radicalmente, esse valor foi a base de conduta de muitos líderes no passado e deve continuar sendo no futuro.
Outros hábitos, valores, crenças e atitudes que devem ser consolidadas são: capacidade de relacionamento e de falar em público, competência de comunicação, inovação, criatividade, coragem e – especialmente, a flexibilidade para agir em diferentes situações e com pessoas em níveis diferentes de maturidade.
Finalmente, o líder deve procurar mais o significado das coisas, o compromisso de revelar líderes à sua volta, e o hábito de lutar para que cada um dê o melhor de si.

(texto de César Souza, extraído do livro "Você é o lider de sua vida").

Nenhum comentário:

Postar um comentário