segunda-feira, 25 de outubro de 2010

Negócio, a arte de criar valor


É fácil acreditar que o seu negócio é diferente. Mas, fundamentalmente, todo negócio é o mesmo, porque o negócio de cada negócio é criar valor. Ou seja, negócios não fazem produtos ou serviços, mas compram consumidores, produzindo coisas que têm valor para eles.

Exemplificando: existem no mercado canetas que 10 centavos e canetas de 3 mil reais. Ambas escrevem. Há também, relógios de 30 reais e de 30 mil reais; ambos marcam as horas. Então, o que leva as pessoas a pagarem tanto por uma caneta ou por um relógio? É simples: elas não estão vendo simplesmente o relógio como um marcador de horas e a caneta como um artefato para a escrita; elas estão interessadas no poderoso status que esses produtos proporcionam...

Os negócios, hoje, são difíceis porque as pessoas tentam vencer em um mercado competitivo e saturado, onde os consumidores têm escolhas que nunca tiveram antes.... E essas escolhas existem porque o mercado é global. Graças à moderna tecnologia e ao livre comércio, o consumidor não precisa mais se acomodar com o que há de melhor em sua cidade – eles podem ter o que há de melhor no mundo!...

E, pelo fato de terem tantas escolhas, muitos consumidores vêem tudo como mercadoria... Ou seja, o mercado de hoje não está cheio de concorrentes; está cheio de consumidores exigentes que querem tudo pelo menor preço e para ontem. Eles compram com confiança porque sabem que têm o poder.

Os consumidores de hoje são mais bem informados e mais sofisticados. Por isso, perdoam menos, são menos tolerantes e menos leais.


(por Ian Brooks, do livro “Ganhando Mais” – ed. Fundamento)

Nenhum comentário:

Postar um comentário