segunda-feira, 18 de outubro de 2010

Inteligência Emocional - O combustível para atingir suas metas


No último artigo, falamos sobre LIBERDADE, ou melhor, falamos sobre a importância de ter um propósito de vida e ter um futuro livre, congruente com as escolhas que você fez no passado. Quando temos um propósito, sabemos o que temos que fazer no presente para gerar resultados no futro e nos tornarmos livres, vivendo os frutos de nossas escolhas. Nunca é demais lembrar, seja feliz no caminho, o seu propósito deve trazer novas realizações, mas não deve ser o dono da sua felicidade, a felicidade está no percurso. Eis o grande segredo das pessoas que vivem em plenitude, elas conseguem focar o futuro, mas viver o presente e participar da sua própria vida e principalmente, deixar que outras pessoas participem deste caminho e conquistem juntos o seu propósito de vida.
E porque é ter e viver por um propósito?
Prefiro divdir esta questão.
1. Porque é tão difícil ter um propósito: Emoções como medo, dúvida e preocupação podem prejudicar este processo. Muitas pessoas possuem crenças limitantes em relação ao futuro e isso as impede de pensar a longo prazo. Projetar o futuro é assumir a responsabilidade, mas nem todos tem coragem para isso.
2. Porque é tão difícil viver por um propósito: Nossos valores determinam nossas atitudes, que por sua vez, disparam nossas emoções. Tudo o que fazemos em nossas vidas, fazemos impulsionados por nossos valores. Portanto ter consciência dos nossos valores nos faz compreender nossas atitudes. Por exemplo, um profissional bem sucedido, que já chegou ao topo de sua carreira como executivo, percebe que apesar de toda a fama não está feliz, porque? Por que mesmo inconsciente, o seu valor família pode estar falando mais alto e ele começa a perceber que toda a fama não está valendo mais a pena, então as emoções começam a falar mais alto: insegurança, tristeza, raiva etc. No entanto, se ele conhcesse os seus valores, saberia que suas escolhas afetariam suas emoções e consequentemente o seu propósito. Esse é o grande segredo, ao definir o seu propósito, pergunte-se o que eu perco para conseguir isso? E depois avalie, vale a pena? Se valer a pena, pergunte-se: Como posso fazer para minimizar as perdas?
Lembre-se, emoções são disparadas pelo nosso pensamento e nosso pensamento é composto por valores e crenças.
Valores - O que é importante na minha vida? Do que eu não abro mão?
Crenças - O que eu acredito sobre a vida? O que eu acredito sobre mim?
Inteligência emocional não é viver livre de emoções negativas e sim saber controlá-las e principalmente, saber como são disparadas.
Aprenda a conhecer suas emoções:
Medo: Em inglês FEAR (brincando com as letras - Falsas EvidÊncias Aparentemente Reais) - Na maioria das vezes temos medo do que nunca vivenciamos e nossas crenças vão alimentando estas sensações. Não estou dizendo que nçao temos que ter medo, afinal é o medo que nos proteje, mas temos que nos questionar sempre: Este medo é real ou é gerado pelas minhas crenças? Aprenda a avaliar seus medos!
Dúvida: Não confiar que vai dar certo. O medo gera dúvida e começamos a duvidar de nossas escolhas. Perceba isso, a dúvida tem que servir para avaliar nossas escolhas, mas não para nos deixar inseguros. Insegurança é não conseguir tomar uma decisão, e você só não conseguirá tomar uma decisão, se não avaliar todas as possibilidades. Para e pense nos ganhos e perdas de tomar uma decisão e depois decida, vale a pena? Não fique inseguro, decida!
Preocupação: Antecipar o futuro através da dúvida - A dúvida, gera preocupação e começo a trazer o futuro para perto imaginando tudo o que pode dar errado. Até que isso não é tão ruim, desde que esse preocupação me ajude a chegar a excelência. Mas não confunda excelência com perfeição. Perfeição é um caminho muito duro, uma indicador muito difícil de alcançar. Se você buscar a perfeição, viverá preocupado, mesmo que tenha alcançado a excelência. Nunca deixe a preocupação travar suas ações.
Raiva: Nossos valores são feridos - Só existe um fator que nos deixa com esse sentimento, quando alguém ou alguma situação fere nossos valores. Duas pessoas brigam quando uma fere o valor da outra, simples. Ser controlado não é viver sem raiva, mas é aprender a avaliar a situação e decidir: Posso perdoar e neste momento abrir mão do meu valor.
Amor: Emoção fundamental para construir relações - Precisamos construir nossas vidas (pessoal ou profissional) baseadas nesta emoção. Tudo o que é construído fora dela, é perecível, vai passar. Quando fazemos algo com amor, fazemos com intensidade e os resultados aparecem. Quando não temos esta emoção no que fazemos, não faz sentido e logo os sabotamos.
Felicidade: É um estado presente e não uma meta - Já falamos sobre isso, não busque a felicidade no alvo, faça dele uma nova realização, mas seja feliz no caminho. Ser feliz é aprender com o passado, viver o presente com foco no futuro.
Tristeza: Resultado da capacidade de adaptar-se - Essa emoção é disparada quando não conseguimos nos adaptar com a nova realidade. Quando perdemos alguém, ficamos tristes, pois não conseguimos nos adaptar com a a nova realidade sem esta pessoa. Lembre-se, o ser humano que fará a diferença neste mundo não é o mais forte e sim o mais adaptável.
Se eu pudesse lhe dar um conselho, diria: Viva bem com as sua emoções!

Alexandre Prates

Nenhum comentário:

Postar um comentário