sexta-feira, 20 de agosto de 2010

Pressupostos que ajudam a superar desafios


As pessoas não são perturbadas pelas coisas em si, mas pela idéia que fazem delas. Cada um de nós reage aos fatos da vida e se explica de maneira diferente. É a nossa consciência que gera nosso modelo de visão de mundo e define como reagimos às inúmeras situações que a vida nos proporciona. O teólogo inglês William Ward nos dá uma idéia desse conceito ao demonstrar as diferentes reações que um navegador pode ter em alto-mar ao se deparar com ventos desfavoráveis. Ele diz: ‘o pessimista queixa-se do vento; o otimista espera que ele mude, e o realista ajusta as velas.’
Portanto, toda limitação está na observação da situação ou na forma de enfrentar a adversidade. Ou seja, o peso e o tamanho do problema são definidos pelo grau de importância dado a ele versus a forma como os recurso disponíveis são reconhecidos. Ao conferir ao problema alto grau de importância e reconhecer como insuficientes os recursos de que dispomos, criamos limitações; e aí, o problema passa a ter dimensão bem maior do que a real.
Portanto, quanto mais opções e recursos temos, maior a possibilidade de enfrentar e superar situações adversas. Para tanto é preciso:

- saber adaptar-se a mudanças e situações ambíguas;
- ser capaz de recuperar-se de esgotamentos, exaustão ou traumas;
- conseguir manter a calma, clareza de propósito e orientação em situações adversas;
- ser capaz de pensar estrategicamente e tomas decisões acertadas mediante pressão.

(do livro "Supere! – A arte de lidar com as adversidades", de Eduardo Carmello, Ed. Gente)

Nenhum comentário:

Postar um comentário