segunda-feira, 6 de junho de 2011

O modelo de negócios do futuro é sustentável

Já está caminhando para o esquecimento a ideia de que para ser lucrativo, um empreendimento precisa passar por cima da natureza e dos direitos humanos, ou que os movimentos ambientalistas defendem a causa dos chatos. Ser sustentável é o mesmo que ser atualizado, bem informado e consciente, e isso vale tanto para as grandes corporações quanto para os consumidores. E é esse modelo de negócios que, segundo a experiência de importantes empresas brasileiras, deve nortear as diretrizes da Administração durante todo o século 21.

Por Eber Freitas, Revista Administradores

A primeira vez que o termo desenvolvimento sustentável foi mencionado oficialmente remonta a mais de duas décadas atrás, em 1987, quando foi divulgado o Relatório Brundtland. O documento foi o pontapé para o memorável evento ECO-92, que aconteceu no Rio de Janeiro. Desde então, a sustentabilidade vem sendo aplicada em todos os âmbitos e esferas, desde a alta cúpula da Administração pública e privada até os valores pessoais cultivados pelos colaboradores.

Para compreender melhor a forma como as empresas estão trabalhando esse conceito na atualidade e qual o futuro das ações de desenvolvimento sustentável no Brasil, a Revista Administradores entrevistou representantes de duas corporações instaladas em território nacional reconhecidas pelas ações sustentáveis social e ambientalmente: Renato Abramovich, diretor regional Norte-Nordeste da Natura, e Juliana Nunes, diretora de Assuntos Corporativos da Unilever. Eles falaram sobre o panorama e tendências da sustentabilidade no Brasil e no mundo, a cultura do Desenvolvimento Sustentável entre os consumidores e empresas e o futuro desse modelo de negócio que é essencial para a preservação do planeta.

Confira as entrevistas:

http://www.administradores.com.br/informe-se/entrevistas/negocios-economia/sustentabilidade-mais-que-um-modismo/50/

http://www.administradores.com.br/informe-se/entrevistas/negocios-economia/sustentabilidade-apenas-marketing/51/

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