sexta-feira, 10 de junho de 2011

Está formado, mas não fez estágio? Saiba como conseguir oportunidades

SÃO PAULO - Com o mercado de trabalho cada vez mais competitivo, milhares de candidatos se lançam, muitas vezes, para uma única vaga. Se diferenciar entre muitos outros é difícil, sobretudo para aquele candidato que se formou, mas não passou por estágio profissional algum.

Para driblar essa experiência, afirma Luis Testa, diretor de marketing do Vagas.com, é preciso seguir por caminhos que possam agregar valor ao candidato. "Ainda na faculdade, mesmo sem oportunidades no mercado, ele pode optar por participar de centros acedêmicos ou na formação de empresas junior".

Segundo o especialista, atividades como essa podem fomentar o espírito de liderança, competitividade e amadurecimento em um profissional. Fora do âmbito acadêmico, a dica é buscar desafios.

O mundo lá fora
O recém-formado que tiver condições de realizar um intercâmbio internacional, de modo a agregar valores ao currículo, não deve pensar duas vezes. Outra fonte de possibilidades é a própria internet.

"Esse profissional pode desenvolver trabalhos em redes sociais, veicular atigos pela web, criar blogs e conhecer pessoas da área de atuação. É válido escrever sobre questões referentes ao trabalho que quer desempenhar", explica.

Cursos de idiomas, informática e especialização também compõem esse leque de atividades que, segundo Testa, são divididos em duas frentes: o técnico e o comportamental.

O primeiro consiste em desenvolver competências técnicas para atuação da carreira, enquanto o segundo contempla atividades de cunho social e de autodescobrimento. "Vale como exemplo o trabalho em projetos sociais, que estão cada vez mais valorizados pelas empresas", completa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário