domingo, 29 de maio de 2011

O bumerangue

Você pode se dar conta ou não, mas está arremessando um bumerangue hoje. No jogo da vida, você joga bumerangues diariamente. Eles têm a forma das ações e dos comportamentos que você atira ao mundo e que vão voltar para você mais tarde – muitas vezes, com seus efeitos multiplicados.

Você já deve ter ouvido falar desse princípio de outras maneiras, por exemplo: “Tudo o que vai volta”, ou as frases bíblicas: “É dando que se recebe” e “Colherás aquilo que plantaste”.

Mas como esse princípio se aplica ao seu cotidiano? Posto de modo simples, se tratar os outros com amor e respeito, verá que, de maneira geral, será retribuído com amor e respeito. Se você servir aos outros, em troca eles lhe servirão também. É claro que esse princípio também se aplica a comportamentos negativos. Se você for extremamente crítico e metido a juiz, não fique surpreso se as pessoas começarem a criticá-lo e a julgá-lo também.

Falando nisso, nem sempre você recebe de volta o que mandou. Por exemplo, você pode roubar dinheiro de alguém e acabar na cadeia (em vez de alguém roubar o seu dinheiro). Mas consequências negativas sempre acompanham ações desonestas e inescrupulosas. Resultados positivos derivam de esforços honrados e justos.

Antes de continuarmos, vamos deixar algumas coisas bem claras sobre o conceito do bumerangue. A maioria das pessoas não acredita nisso porque falha em entender seus efeitos a longo prazo. O retorno das suas ações raramente ocorre imediatamente. De fato, muitas vezes, existe uma longa espera entre os atos e suas consequências.

Então, se você acha que está vivendo “corretamente” – ajuda os outros, é leal, criativo e ama sua família –, mas ainda não recebeu o que acha que merece, não se preocupe.

Você pode estar esquecendo as alegrias que já existem na sua vida. Ou, talvez, devesse considerar o que Ralph Waldo Emerson pensava sobre os retornos atrasados. Ele acreditava que as boas ações ganham juros e correções no “banco universal”. Elas aumentam de valor com o tempo e, um dia, você receberá uma bela surpresa. É dessa maneira que o universo recompensa pessoas persistentes, que perseguem pacientemente seu sucesso e, de uma hora para outra (para quem olha de fora), fazem um sucesso incrível.

Algumas pessoas têm problemas com o princípio do bumerangue porque esperam receber o “prêmio” da mesma pessoa para quem deram algo. Raramente funciona dessa maneira. Você nunca sabe de quem ou de onde o retorno virá – mas ele sempre virá.

Talvez a melhor forma de observar esse princípio em ação seja vê-lo ao contrário. Em outras palavras, focalize o que você tem recebido da vida ultimamente. Isso vai sinalizar o que você tem emitido – “colherás o que plantaste...”.

Se você não está recebendo alguma coisa que gostaria (amizade, amor, honestidade, dinheiro), considere que talvez não esteja dando essas coisas para aqueles à sua volta. Quando começar a dar o que deseja receber, você ativará o fluxo de volta.

É bem simples. Dê e receba de volta. Pense no poder e no controle do destino – e da sua vida – que isso põe em suas mãos.

Como você vai arremessar seu bumerangue hoje? A decisão é sua.



Ralph Marston é consultor e idealizador do site Motivator diário. Também escreve sobre marketing direto, marketing na Internet e desenvolvimento pessoal.
Visite o site: http://www.greatday.com/



Nenhum comentário:

Postar um comentário