domingo, 10 de julho de 2011

Use a PNL para ter sucesso numa entrevista de emprego

É com frequência que pessoas relatam muitas dificuldades na hora de se apresentar para uma entrevista de emprego. Para entendermos melhor este mecanismo, o primeiro passo é saber: o que antecede qualquer ação? O pensamento!

Na PNL, estudamos a estrutura do pensamento. Quando o assunto é a procura por um novo trabalho, verificamos como as pessoas que obtêm ótimos resultados em entrevistas fazem para agir de maneira tranquila. E, consequentemente, como estas acessam todo seu capital intelectual (informação transformada em conhecimento que agrega ao já existente) e lidam com imprevistos que possam ocorrer.

Por outro lado, observamos que a principal causa da falta de sucesso nos processos seletivos é o ensaio mental com foco num cenário problemático. O entrevistado pensa: “será difícil”. E qual sentimento se manifesta no corpo quando pensamos assim? O medo!

O ser humano tem medo do que é desconhecido e, por não ter referências em sua mente sobre como agir em uma determinada situação, esse sentimento se manifesta. A mente não sabe a diferença entre realidade e imaginação. O que pensamos se manifesta em nosso corpo.

Seguem abaixo algumas dicas de PNL para as pessoas obterem sucesso numa entrevista de emprego:

Antes da entrevista:

1- Imagine-se saindo da entrevista de trabalho com sucesso;

2- Lembre-se de momentos na sua vida nos quais obteve sucesso;

3- Faça uma pesquisa sobre a empresa e a vaga;

4- Chegue antes e estude o local.

Durante:

1- Utilize posturas semelhantes às do entrevistador, de maneira bem sutil;

2- Use em suas respostas palavras que o entrevistador utilizou na pergunta;

3- Fale sempre com foco em soluções;

4- Relate experiências de sucesso que você já teve.

No final:

1- Solicite feedback em relação à entrevista.

2- Não existe fracasso. Caso não tenha sido aprovado, encare como um feedback que pode ser utilizado como processo de aprendizagem.

É importante sabermos que o entrevistador busca alguém parecido com ele. É um mito dizer que os opostos se atraem. Os semelhantes é que se atraem!


Mike Martins
Master Coach, Master Trainer Internacional em Programação Neurolinguística e Diretor Executivo do IDEP.

Nenhum comentário:

Postar um comentário