segunda-feira, 26 de julho de 2010
O TALENTO
“Talento” não significa necessariamente pintar obras-primas. Cuidar das pessoas é um talento. Ensinar é um talento. Fazer com que os outros se sintam bem-vindos é um talento. Administrar é um talento. Ser pai ou mãe é um talento.
Com muita freqüência nos subestimamos às nossas aptidões. O ceramista diz: “quem me dera ser músico; aí, sim valeria a pena...”. O pianista, por sua vez afirma: “se eu soubesse fazer coisas com as mãos...”. Não compare as suas habilidades com as dos outros. Faça o que você sabe fazer. Aceite o talento que tem. A realização vem do desenvolvimento dos seus dons, não de desejar os alheios...
Se Deus lhe deu o dom de trabalhar em uma escola maternal, porque você há de querer ser banqueira e passar a vida mastigando cifras? Dê um pouco de crédito a Ele! Se você é capaz de imaginar quais são os seus dons, Ele também é.
Outra coisa que noto: a maioria das pessoas que dizem que não têm talento não tentou muita coisa. Antes de mais nada, o talento pode ser útil, mas não é tudo! Quando se fala do sucesso de alguém – seja em que área for – quase sempre há uma referência ao seu “extraordinário” talento. Mas, quando essa pessoa fala de seu sucesso, menciona o quanto trabalhou para chegar lá. Ela sabe que o que a diferencia de milhares de outras pessoas é a sua atitude e o seu esforço.
Pessoas passivas e negligentes dão muita ênfase ao talento. Para elas, o talento ou a falta dele é uma desculpa excelente para não fazer nada.
Se há uma importante qualidade comum aos grandes artistas, cientistas, estrelas do esporte, humanistas, empresários bem-sucedidos, não é o talento: é o enfoque. Uma vez que você saiba o que quer, concentre-se nisso! Ninguém consegue fazer tudo. Você não pode salvar as baleias, curar os enfermos e proteger a camada de ozônio - tudo ao mesmo tempo. Deixe algumas tarefas para o resto da humanidade.
(texto de Andrew Matthews no livro "Siga seu Coração")
sexta-feira, 23 de julho de 2010
SUCESSO
Vamos fazer algumas reflexões a respeito do sucesso. É certo que todos nós traçamos metas e desejamos alcança-las. Esperança é o sentimento de um dia atingir os objetivos propostos. Até bem pouco tempo, sucesso era a vitória individual, de alguém que se destacava entre os demais. E não importava quantos sofressem para que apenas um chegasse lá.
As coisas mudaram. E, hoje em dia, a noção de sucesso inclui o êxito daqueles que nos rodeiam. É fundamental fazer avançar o processo de difusão do bem estar, de melhores condições de trabalho para aqueles que nos ajudam a atingir objetivos. É como em um jogo de futebol. Importante não é apenas aquele que marca os gols, mas também os outros, que defendem arduamente a tática determinada pelo treinador.
O sucesso de todo o time depende do sucesso de cada um. Mas para isso todos os membros da equipe devem ter condições adequadas de saúde, alimentação, moradia, transporte e lazer. É preciso oferecer remuneração justa e adequada ao grau de dedicação de quem nos ajuda a alcançar o sucesso. É preciso, igualmente, compartilhar os bons resultados, proporcionando possibilidades de ascensão e planos de carreira equilibrados, além de prêmios imediatos.
Enfim, o sucesso só é completo se houver um ciclo de ações positivas, que possam gerar outras ações que também tenham o bem comum como objetivo.”
(do livro do Dr. Artur Zular / Sucesso sem stress)
quarta-feira, 21 de julho de 2010
Sucesso não combina com indefinição
De que maneira você vem cuidando de seus grandes sonhos? Com que freqüência tem pensado neles e no modo como vai realizá-los? Você compartilha esses sonhos com alguém ou eles vivem secretamente, quase abafados, dentro de você? Responda sinceramente: em quanto tempo você conseguirá concretizá-los?
Calma! Respire fundo. Todas essas questões têm por objetivo despertá-lo, tirá-lo por alguns instantes da chamada zona de conforto...Pra começar a realizar seus sonhos, o primeiro passo é saber distinguir entre um simples desejo e uma meta estabelecida e planejada passo a passo...
Desejar é relativamente fácil porque não implica compromisso nem planejamento... para se conquistar o objeto do desejo. Agora, quando acontece de se querer verdadeiramente algo, quando o desejo vem do coração, ele transborda e acaba invadindo cada partícula do nosso corpo e da nossa mente. É uma vontade tão intensa de fazer ou possuir algo que, inconscientemente, contagiamos tudo e todos ao redor. Quem é tomado por esse querer intenso... Passa a viver em função de seus objetivos. Para isso, estabelece metas e traça um planejamento minucioso das ações necessárias até a conquista...
Na verdade, falta à maioria das pessoas força de vontade para estabelecer metas. Elas consideram a fase do planejamento muito trabalhosa, dão como desculpa a falta de tempo, o cansaço, e acabam arquivando suas metas para sempre. Essas pessoas passam a levar a vida como um navio sem leme, cujo destino está ao sabor do vento e da correnteza. Infelizmente, elas jamais chegarão ao cobiçado porto chamado sucesso; estão fadadas a rotas menores e desimportantes. Por isso, tenha objetivos claros, escreva-os, trace um plano, planeje cada passo, fixe e cumpra as metas estabelecidas e você vai concretizar seus verdadeiros desejos.
(texto de Tadashi Kadomoto no livro "Ninguém tropeça em montanha")
segunda-feira, 19 de julho de 2010
SOBREVIVENDO AS MUDANÇAS!
Já é consenso que a modernidade, a globalização e a tecnologia acarretam necessárias e constantes mudanças, com velocidade antes desconhecida.
Talentos surgem e desaparecem, a tecnologia de ponta torna-se obsoleta em poucos dias e as relações já não são mais as mesmas. Sabemos disso, é fato. E até buscamos acompanhar, entender e absorver... Mas, quando estas mudanças estão relacionadas com aspectos pessoais de nossas vidas, parece ser mais difícil aceitá-las com tanta "naturalidade".
Abrir mão de uma zona de conforto, que já conhecemos tão bem e dominamos este "terreno" provoca insegurança, nos faz sentir medo e confusão. Nestes momentos, identificar o quê está sendo mudado, buscar compreender "a novidade" que chega e identificar nossa nova posição neste contexto pode fazer com que sintamos o "chão mais firme". Assim, impedimos que fantasias com monstros e com principes tomem o espaço do que realmente existe.
Muitas vezes, tendemos a supervalorizar aquilo que esta findando, não recordando que havia falhas, erros ou insatisfação, seja no emprego que estamos deixando ou uma relação amorosa que acabou. Nos apegamos ao que era bom, somente ao que era bom.
Mudar significa desejar, acreditar e buscar o melhor. Corrigir erros do passado pode ser impossível, mas não cometê-los novamente é um desafio presente na mudança.
Olhe para a possibilidade de mudar como uma nova oportunidade, e com grandes chances de acertos. Pois a cada mudança que você viveu, tornou-se mais experiente.
Então, viva esta mudança!
quinta-feira, 15 de julho de 2010
Concentre-se naquilo que é realmente importante para você
Não há nenhum sentido em disputar um jogo que você não está interessado em vencer. Faça com que sua vida e suas expectativas sejam reflexos profundamente pessoais daquilo que é realmente importante para você.
O que você realmente deseja? Qual é a meta pela qual vale a pena lutar e que está de acordo com sue modo de ser? Não invista em um objetivo por mera competição, pela expectativa que os outros têm em relação a você, ou por um modelo que lhe impuseram quando criança.
Deixe o vizinho, o amigo, o parente com sua casa, seu carro, seu estilo de vida, e procure persistentemente descobrir o que você quer. Tenha consciência de que as imposições externas são contínuas e cruéis, e cuida de si com o maior carinho. Faça o mesmo com seus filhos: descubra como é cada um, e ajude-os a crescer desenvolvendo suas características únicas, em vez de apresentar-lhes um modelo esteriotipado. Não valorize as pessoas pelo que têm, mas pelo que são, e você aprenderá a respeitar-se no que possui de fundamental, o que lhe dará muita paz.
Os objetivos são essenciais para que as pessoas se orientem no mundo e para que alcancem a satisfação na vida. Buscar objetivos de acordo com as próprias características aumenta as chances de que os objetivos atingidos contribuam de modo positivo para a satisfação na vida.
(texto de David Niven, do livro “100 Segredos das pessoas felizes”)
quarta-feira, 14 de julho de 2010
DESABAFAR É PRECISO
A psicanálise baseia-se, até certo ponto, no poder de cura das palavras. Desde os tempos de Freud, os analistas sabem que os pacientes poderiam ter alívio parra as suas ansiedades íntimas se pudessem falar, apenas falar.
Por que isso? Talvez porque falando adquirimos mais compreensão daquilo que nos aflige – conseguimos uma perspectiva melhor. Ninguém sabe responder inteiramente a essa pergunta. Mas todos nós sabemos que “desabafar” ou “abrir o coração a alguém” traz alívio quase imediato.
Por isso, na próxima vez que tiver algum problema emocional, procure alguém para conversar. Escolha uma pessoa em quem confie e fale... Desabafar com alguém os nossos problemas é um dos principais meios de começar a compreendê-los melhor e a tirá-los de sua mente.
Quando alguém fica ruminando sozinho as suas preocupações, só colhe tensão nervosa. Todos devemos compartilhar com alguém as nossas dificuldades. Devemos revelar as coisas que nos preocupam. Precisamos sentir que há alguém no mundo disposto a nos escutar, e que seja capaz de nos compreender.
(Texto de Dale Carnegie / Como evitar preocupações e começar a viver)
terça-feira, 13 de julho de 2010
ADVERSIDADE
As adversidades sempre lhe darão duas opções: ficar parado e fugir delas, ou enfrentá-las.
Se você escolher a segunda opção, terá que cruzar os caminhos da transformação e operar uma profunda mudança em seus padrões de ver e atuar no mundo. Quando a adversidade aparecer, enfrente-a. Dessa forma você conquistará o direito de ganhar o passaporte que o conduzirá ao êxito e à prosperidade.
Interpretando as adversidades como um desafio a superar, você sentirá vontade de avançar, de seguir em frente. E não se deixará levar por pensamentos e sentimentos que fazem com que se desvie de seus objetivos.
Lembre-se de que a adversidade existe somente para isso: para que você aprenda e evolua.
E mais: protagonista é aquele que decidiu interpretar a adversidade como uma circunstancia e um aprendizado de vida; é aquele que escolheu a inteligência e a esperança, ao invés da auto-piedade e do desespero.
(por Eduardo Carmello, do livro “Supere! A arte de lidar com as adversidades” – ed. Gente)
quinta-feira, 8 de julho de 2010
NEGÓCIO, A ARTE DE CRIAR VALOR
É fácil acreditar que o seu negócio é diferente. Mas, fundamentalmente, todo negócio é o mesmo, porque o negócio de cada negócio é criar valor. Ou seja, negócios não fazem produtos ou serviços, mas compram consumidores, produzindo coisas que têm valor para eles.
Exemplificando: existem no mercado canetas que 10 centavos e canetas de 3 mil reais. Ambas escrevem. Há também, relógios de 30 reais e de 30 mil reais; ambos marcam as horas. Então, o que leva as pessoas a pagarem tanto por uma caneta ou por um relógio? É simples: elas não estão vendo simplesmente o relógio como um marcador de horas e a caneta como um artefato para a escrita; elas estão interessadas no poderoso status que esses produtos proporcionam...
Os negócios, hoje, são difíceis porque as pessoas tentam vencer em um mercado competitivo e saturado, onde os consumidores têm escolhas que nunca tiveram antes.... E essas escolhas existem porque o mercado é global. Graças à moderna tecnologia e ao livre comércio, o consumidor não precisa mais se acomodar com o que há de melhor em sua cidade – eles podem ter o que há de melhor no mundo!...
E, pelo fato de terem tantas escolhas, muitos consumidores vêem tudo como mercadoria... Ou seja, o mercado de hoje não está cheio de concorrentes; está cheio de consumidores exigentes que querem tudo pelo menor preço e para ontem. Eles compram com confiança porque sabem que têm o poder.
Os consumidores de hoje são mais bem informados e mais sofisticados. Por isso, perdoam menos, são menos tolerantes e menos leais.
(por Ian Brooks, do livro “Ganhando Mais” – ed. Fundamento)
quarta-feira, 7 de julho de 2010
MOTORES DO SUCESSO
"Observe os campeões; aprender com eles e compartilhar o que aprender."
A melhor forma de ficar motivado é olhar para um campeão. Campeões despertam o que há de melhor em nós mesmos. Eles nos inspiram a nos tornarmos vencedores. Por isso, observe-os, aja como eles e se torne um deles.
Você pode usar a roda do modo como ela foi inventada ou tentar inventá-la novamente com outro formato. O que lhe parece mais coerente? O que lhe parece mais prático e eficiente?
Por isso, observar os campeões é uma das formas mais eficazes de se aprender como se chega ao sucesso. Eles sabem o que funciona porque já chegaram lá.
Use as fórmulas dos campeões para moldar sua vida. Coloque em sua atitude sua personalidade e acredite no sucesso.
Tudo aquilo em que acreditar vai funcionar para você. Quando você olha para um campeão e vê nele a prova vida de que o método dele funciona, isso aumenta sua crença naquele método. Portanto, ao analisar o comportamento dos campeões e empregá-lo em sua vida também, além de desvendar o caminho das pedras você adquirirá confiança no que estiver fazendo.
Entretanto depois disso tudo, compartilhe com os outros esse magnífico aprendizado. O universo conspira a favor daqueles que não demonstram egoísmo.
O grande segredo para se obter o sucesso no trabalho é compartilhar aquilo que sabemos com nossos parceiros. Dessa forma, duplicaremos tremendamente todas as chances de prosperidade em nossa vida, pois uma atitude altruísta nos abre as portas para o sucesso.
Por isso, tenha a coragem e a visão de um campeão, aprendendo sempre e compartilhando com os outros tudo aquilo que funcionar em sua vida.
(do livro: a viagem ao sucesso – Lições do vendedor que ficou milionário - Pedro Cardoso)
terça-feira, 6 de julho de 2010
ORGANIZE SEU TEMPO
1- Dedique tempo para trabalhar: é o preço do triunfo.
2- Dedique um tempo para pensar: é a fonte do poder.
3- Dedique tempo para recrear: é o segredo da juventude.
4- Dedique tempo para ler: é a base do conhecimento.
5- Dedique tempo para adorar: É o caminho da reverência.
6- Dedique tempo para com os amigos: é o caminho da felicidade.
7- Dedique tempo para amar e ser amado: é o gérmen criador de endorfinas (substância da alegria e bem estar)
8- Dedique tempo para sonhar: eleva a alma às estrelas.
9- Dedique tempo para rir: alivia as tensões da vida.
10- Dedique tempo para planejar: é o segredo de como encontrar tempo para as nove coisas anteriores.
(Autor Desconhecido)
Assinar:
Postagens (Atom)