quarta-feira, 28 de abril de 2010


O PODER DA IMAGINAÇÃO COMO TÉCNICA DE VENDAS
Artigo publicado na revista Venda Mais - Outubro 2005

Existe uma palavra muito poderosa em vendas, que se usada corretamente, aumentará suas chances de vender. É uma palavra tão forte e que tem o poder sobre a vontade dos homens, pois atua diretamente sobre o subconsciente quando a ouvimos.

É a palavra “Imaginação” e seus derivados. Quando um vendedor diz a um comprador alguma frase que contenha a palavra “imagine”, automaticamente como num passe de mágica o cliente começa visualizar a cena em questão, o que, sem duvida nenhuma, torna-se mais fácil de convencer o cliente a comprar.

Durante vários dias, observando aproximadamente 340 vendedores de um grande Call Center em São Paulo, pude constatar que: Os vendedores que usavam em seus discursos a palavra “Imagine”, fazendo seus clientes imaginarem, como conseqüência natural, a cena que eles queriam, venderam mais e com mais facilidade do que os vendedores que simplesmente falavam as características e benefícios do produto sem fazer os seus clientes visualizarem a cena em questão.

E isso tem uma explicação lógica, a decisão de compra é muito mais emocional do que racional, sendo assim, quanto mais envolvido emocionalmente seu cliente estiver mais fácil será vender.

Para provar a força desta palavra vou propor um teste agora, tente brecar e não imaginar o texto abaixo:
Tente não imaginar você com a chave da sua residência nas mãos, não imagine abrindo a porta da sua sala, não imagine sua sala, não imagine você caminhando até a cozinha, não imagine você com a mão em sua geladeira, tente não imaginar você abrindo-a, não...

Veja, se com apenas algumas palavras eu provavelmente consegui entrar na sua casa e abrir sua geladeira, imagine (sem falso trocadilho) como está técnica poderá lhe ajudar em suas entrevistas de vendas.

Portanto, sempre que possível faça os clientes imaginarem seus problemas, suas necessidades e seus desejos solucionados com a compra de seus produtos ou serviços, com frases do tipo:

_ Imagine você chegando em casa com esse produto e todos o admirando!
_ O Sr. Já imaginou esse produto girando rapidamente em seu estoque e aumentando seus lucros!
_ Imagine, por um instante esse produto funcionando bem sem problemas!
_Imagine, seu telefone tocando e os clientes querendo comprar de você!

Faça o seu cliente imaginar e com o pode da imaginação Venda Mais.

Boas Vendas e Sucesso!
César Frazão

Nenhum comentário:

Postar um comentário