quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

A importância do líder na solução de conflitos

No ambiente empresarial a origem dos conflitos no trabalho em equipe surgem de três situações básicas: opiniões e idéias diferentes sobre um mesmo assunto, maneiras diferentes de lidar com determinadas tarefas e soluções diferentes para um mesmo problema.

Por Alessandro Natal
 
No ambiente empresarial a origem dos conflitos no trabalho em equipe surgem de três situações básicas: opiniões e idéias diferentes sobre um mesmo assunto, maneiras diferentes de lidar com determinadas tarefas e soluções diferentes para um mesmo problema. 

Isso acontece porque aprendemos que diferente é igual a errado, o que é uma filosofia de vida baseada no ganhar e perder, quando deveríamos entender que, de fato, diferente não é mesmo que errado. Diferenças não são nem certas nem erradas, são simplesmente diferentes.

É em função disso que, hoje em dia, saber lidar e resolver os conflitos no ambiente de trabalho é característica fundamental de quem lidera, pois é nesse momento que entra a atuação do líder para concretizar esse conceito. Podemos trabalhar juntos num clima de compreensão, aceitação e respeito recíprocos onde todos ganham e crescem pessoal e profissionalmente.

É preciso trabalhar sempre junto com a equipe ouvindo opiniões, recebendo sugestões e decidir em conjunto o melhor caminho para que a empresa e todos seus colaboradores continuem ganhando. É importante transformar os laços existentes entre as pessoas e empresas em uma ponte para que as mudanças ocorram. É exatamente dos conflitos que nascem grandes oportunidades de crescimento mútuo. 

O próprio líder pode reconhecer a existência de novos caminhos durante este processo. Uma administração de conflitos assertiva sempre está na busca de soluções e não de culpados. Para ter sucesso na condução de uma equipe o líder precisa ter: clareza na conduta, domínio da natureza humana, habilidade de comunicação, domínio de técnicas de gestão e finalmente responsabilidade pela educação e desenvolvimento dos seus colaboradores.

Para isso o líder deve utilizar do conceito do SER: Sensibilizar, Educar e Realizar. Esse conceito deve ser praticado o tempo todo pelo líder, enquanto estiver no comando de uma equipe de trabalho. O líder eficiente enxerga no conflito sua verdadeira essência, que são as oportunidades de mudanças e saber direcionar essa energia sempre para o melhor.

 

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