No ambiente empresarial a origem dos conflitos no trabalho em equipe surgem de três situações básicas: opiniões e idéias diferentes sobre um mesmo assunto, maneiras diferentes de lidar com determinadas tarefas e soluções diferentes para um mesmo problema.
Por Alessandro Natal
No ambiente empresarial a origem dos conflitos no trabalho em equipe surgem de três situações básicas: opiniões e idéias diferentes sobre um mesmo assunto, maneiras diferentes de lidar com determinadas tarefas e soluções diferentes para um mesmo problema.
Isso acontece porque aprendemos que diferente é igual a errado, o que é uma filosofia de vida baseada no ganhar e perder, quando deveríamos entender que, de fato, diferente não é mesmo que errado. Diferenças não são nem certas nem erradas, são simplesmente diferentes.
É em função disso que, hoje em dia, saber lidar e resolver os
conflitos no ambiente de trabalho é característica fundamental de quem
lidera, pois é nesse momento que entra a atuação do líder para
concretizar esse conceito. Podemos trabalhar juntos num clima de
compreensão, aceitação e respeito recíprocos onde todos ganham e crescem
pessoal e profissionalmente.
É preciso trabalhar sempre junto com a equipe ouvindo opiniões,
recebendo sugestões e decidir em conjunto o melhor caminho para que a
empresa e todos seus colaboradores continuem ganhando. É importante
transformar os laços existentes entre as pessoas e empresas em uma ponte
para que as mudanças ocorram. É exatamente dos conflitos que nascem
grandes oportunidades de crescimento mútuo.
O próprio líder pode
reconhecer a existência de novos caminhos durante este processo. Uma administração de conflitos assertiva sempre está na busca de
soluções e não de culpados. Para ter sucesso na condução de uma equipe o
líder precisa ter: clareza na conduta, domínio da natureza humana,
habilidade de comunicação, domínio de técnicas de gestão e finalmente
responsabilidade pela educação e desenvolvimento dos seus colaboradores.
Para isso o líder deve utilizar do conceito do SER: Sensibilizar,
Educar e Realizar. Esse conceito deve ser praticado o tempo todo pelo
líder, enquanto estiver no comando de uma equipe de trabalho. O líder eficiente enxerga no conflito sua verdadeira essência, que
são as oportunidades de mudanças e saber direcionar essa energia sempre
para o melhor.
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